Publicidade 

Bolha do Adsense?

Esta cada vez mais recorrente o número de blogueiros profetizando o estouro da bolha do Adsense. O Manoel, afirmou, o Kadu, achava que não, agora acha que sim, a Nospheratt, também acredita que teremos problemas  e por ai vai.

A teoria:

A teoria de que a bolha do Adsense costuma girar em torno de:

  • Google vai punir hypes.
  • Anunciantes não gostam da conversão baixa.
  • Pará-quedistas vão deixar de existir.
  • Só pará-quedista clica no Adsense.
  • Os blogs são a maioria dos publishers do Adsense.
  • Adsense paga pouco.

Vejo com certa freqüência que essas teorias são formuladas com base em uma amostragem muito limitada, considerando apenas o modelo atual, nos blogs (em geral, apenas um ou dois) e em suposições do que o usuário gosta ou não. Se tentarmos analisar um aspecto mais amplo da situação, veremos que as coisas são um pouco diferente do que é pintado.

Vou tentar explicar cada uma dessas bases para a teoria, sob a perspectiva de quem está na internet desde que o Gopher (pt|en) era algo ainda popular (principalmente entre Geks, que eram, praticamente, os únicos na internet), o Google era um projeto de faculdade, a maioria das páginas tinha o fundo cinza, texto preto e links azuis e para acessar era mais fácil ir a um provedor, de casa era impossível.

O Google vai punir Hypes:

Não, o Google não pune hypes, na verdade, o Google não está nem ai para o conteúdo de sua página, desde que não fira os termos de serviço. E foi ai que gerou uma tremenda confusão. O caso mais citado para afirmar que o Adsense pune hypes é o caso TAM, só que isso não tem qualquer relação com ser hype ou não, os anúncios não são exibidos nessas páginas, porque foi um assunto muito delicado.

Se pensarmos somente em blogs, o Perez Hilton, chaga a faturar mais de US$ 100.000 por mês no Adsense, vivendo apenas de hypes. Como eu gostaria de ser punido com um resultado destes.

Anunciantes não gostam da conversão baixa:

Isso trás duas meia-verdades e uma mentira.

Meia-verdade 1: Nem todo anunciante procura altas taxas de conversão no Adwords. Falando por experiência própria, já fiz várias campanhas no Adwords direcionadas aos pará-quedistas, pois eu sabia que o custo do clique seria muito baixo e no final, a quantidade de cliques que o orçamento da campanha geraria, me deixaria em vantagem em relação a qualquer outra forma de anúncio.

É a mesma teoria por trás do SPAM, o anúncio é tão barato que podemos fazer muito mais anúncios, assim, o resultado final é positivo. E vários anunciantes já aprenderam isso. Quem nunca viu anúncios falando de fotos de mulheres peladas ou como ganhar dinheiro fácil?

Meia-verdade 2: Pará-quedistas não convertem pouco, se considerarmos anúncios CPA, onde a ação tem um custo elevado isso é até verdade, mas se considerarmos itens de pequeno valor, a conversão pode ser até melhor que os de anúncios CPC, que o digam Noronha e Douglas.

O importante é conhecer seu público, não adianta colocar anúncios do Mercado Livre de Carros em um blog freqüentado por adolescentes com baixo poder aquisitivo, porém, esse mesmo público compra, e muito, games, artigos da moda, gadgets baratos etc...

Mentira: Taxa de conversão pode significar uma série de coisas, vendas, visitas etc..., se considerarmos anunciantes que querem apenas visitas (seja para serem descobertos, seja para fixação da marca) a taxa de conversão dos pará-quedistas é, em média, bem maior do que os demais.

Pará-quedistas vão deixar de existir

Não consigo encontrar qualquer lógica nessa informação. Enquanto uma minoria fica cada vez mais familiarizada com a internet, uma maioria continua da mesma forma e um número maior ainda, descobre todos os dias a internet. Chegando com baixo nível de conhecimento e tendo todas as características dos pará-quedistas.

A população cresce muito mais rápido do que envelhece (pelo menos em países sub-desenvolvidos), portanto o fim das pessoas ignorantes (no sentido da falta de conhecimento) é impossível, até que esse quadro seja revertido.

Só pará-quedista clica no Adsense

Isso, também não é verdade. Eu clico em anúncios do Adsense e não sou pará-quedista. Essa idéia surgiu depois de afirmações de que usuários encaminhados pelos mecanismos de buscas clicam 7 (ou 14) vezes mais em anúncios do que visitantes regulares. Mas para ser 7 vezes mais, o primeiro grupo precisa clicar alguma coisa.

Usuários com mais conhecimento em tecnologia (geeks em geral), evitam anúncios, os demais visitantes, não. Podem não perceber o anúncio porque estão mal posicionados, mas não evitam. Pessoas comuns, que mal sabem instalar uma extensão no Firefox (algumas nem mesmo conhecem o navegador) são a maioria absoluta da população.

Não posso dar números exatos, mas aqui no BrPoint, a taxa de cliques de visitantes vindos do Feed ou referenciados por outros blogs chega a ser o dobro do que dos visitantes que chegam através do Google. No Diversos, já ocorre exatamente o contrário, os visitantes que chegam do Google, clicam até 10 vezes mais que os visitantes regulares.

Não podemos ficar baseando nossas estratégias em pesquisas médias de mercado, que geralmente, são feitas em mercados diferentes dos nossos. Cada site é um site e só um acompanhamento das estatísticas pode lhe dar o real direcionamento e dizer quem converte mais ou menos no seu público.

Os blogs são a maioria dos publishers do Adsense

Existe uma quantidade absurda de sites de todos os tipos e formatos que exibem anúncios do Adsense. Com freqüência achamos que a blogosfera é muito maior do que ela realmente é, blogs são uma ninharia perto de todos os publishers do Adsense. Nós somos insignificantes para o Adsense como um todo.

Adsense paga pouco

Sim e não. Tudo depende do assunto que você trata e nesse quesito, blogs que tratam de hypes tendem a sair perdendo, pois contam com valores de cliques inferiores. Porém, ganham na quantidade, portanto essa relação pode ficar muito positiva, se bem explorada.

É a velha história do ganho em massa, você faz um produto com margem de lucro pequena para vender muito mais que os concorrentes, assim, seu lucro final é maior que os que trabalham com uma margem de lucro maior.

Existe um preço por trabalhar com o Adsense e esse preço é o que você paga para não ter dor de cabeça de gerenciar anúncios. Um dos maiores motivos para Buscapé, Mercado Livre e Submarino renderem pouco é a necessidade de gerenciamento correto dos anúncios. Quem aprendeu e tem tempo para fazer um gerenciamento eficiente, sabe que ganha muito mais. Já no Adsense, você delega esse trabalho para o sistema, é como se estivesse contratando alguém para fazer isso para você.

Ao contrário do que o Edney falou no Barcamp Rio, existem situações em que o Adsense paga muito bem. Porém, concordo que não é para todos e que existam possibilidades de ganhar mais, fica a decisão de cada um de quanto tempo quer ou pode comprometer com gerenciamento de anúncios.

O modelo de negócios:

Muitas pessoas, entendem errado o modelo de negócios de blogs que exploram hypes, inclusive muitos que possuem blogs assim. O modelo dos blogs de hype se baseia em escala e não no link acidental, como muitos acreditam.

Se pensarmos que o Google está sempre otimizando seu algoritmo para que cliques que não agreguem valor aos anunciantes, podemos chegar a conclusão de que mais dia menos dia esse blogs estarão a beira da miséria.

Porém se levarmos em consideração o modelo de ganhos em escala e considerarmos os pontos expostos acima, podemos concluir que os editores que trabalharem com o intuito de aumentar sempre sua audiência, poderão aproveitar tal modelo por quanto tempo acharem interessante.

O que pode, e deve, mudar é a facilidade com que se ganha dinheiro nesse modelo, fazendo com que os editores desses blogs tenham que conseguir um volume crescente de visitação.

Portanto a "bolha do Adsense" não vai estourar, acontecerá apenas o que sempre aconteceu, a seleção natural vai fazer com que os mais preparados continuem e os menos sejam extintos, se não conseguirem evoluir.

[tags]Problogger,Bolha,Faturamento,Blogs,Hypes[/tags]

Compare Preços de: Agulha, Bolha, Dinheiro

Compartilhe e Guarde: Esses links facilitam a inclusão deste artigo nas redes sociais. Compartilhe.
  • Rec6
  • StumbleUpon
  • ueba
  • linkk
  • dihitt
  • linkloko
  • websapiens
  • linkto
  • Technorati
  • Simpy
  • del.icio.us
  • Blue Dot

Artigos relacionados







64 Comentários »

Trackback por Max via Rec6
2007-11-02 01:57:11

Bolha do Adsense? | BrPoint...

Bruno Alves fala sobre a o porque não existe bolha do Adsense para ser estourada....

 
Comentário por MaxRaven
2007-11-02 02:07:50

Me lembro da época que o adsense pousou por aqui no Brasil, muitos diziam que isso não dava nada, não tinha futuro e tudo mais.
Hoje mudou um pouco, mas eu continuo acreditando nele, mesmo que seja para enfeitar meu blog hehehe

Comentário por Bruno Alves
2007-11-13 19:38:03

É normal rejeitarmos o que é novo (apesar do Adsense não ser tão novo assim).

Abraço

 
 
Comentário por Hener Recebendo notificações por e-mail
2007-11-02 09:16:11

Acho que a grande vantagem do Adsense se chama Google, o Google é muito esperto sabe que a tendência da internet é só crescer e enquanto estiver gente querendo vender tem gente querendo comprar, tem que ter publicidade pra isso e como a internet é o futuro isso só tende a crescer. O google fatura milhões (ou bilhões sei lá) com isso, já é um negócio estabelecido, realmente Bruno não estamos na descoberta da era da internet nem da monetização de sites tudo isso já está bastante amadurecido, o google já deve ter aprendido bastante com "as bolhas". E não vamos chamar o Adsense de bolha (o Google pode ficar chateado), pq o Adsense é um modelo de negócio que está dando e vai continuar a dar certo

Comentário por Bruno Alves
2007-11-13 19:39:06

Também acho, o negócio já está mais que estabelecido e eles sabem brincar nesse jogo.

Abraço

 
 
Comentário por Manoel Netto
2007-11-02 11:20:23

Brunão,

Quando afirmaram que a Bolha da Internet iria estourar (e estourou), ninguém acreditava na época. No entanto a Internet não deixou de existir, só mudou bastante. Afirmo que a "Bolha AdSense" vai estourar, sim, mas o AdSense não vai deixar de existir, os para-quedistas não deixarão de existir e os blogs que exploram hypes não deixarão de existir. Apenas alguma mudança (que já citei no artigo possibilidades) vai fazer com que esse modelo que conhecemos de explorar unicamente hypes SEM CONTEÚDO (enganando o visitante) caia em visitações e conseqüentemente em ganhos, o que fará a tal "seleção natural" que você citou. Apenas demos nomes diferentes ;-).

Abraço

Comentário por Bruno Alves
2007-11-13 19:41:11

Manoel, business as usual, por isso que digo que é uma situação diferente, estamos falando de negócios. Enquanto muita gente esta brincando. Não é a bolha do Adsense que vai estourar, são os blogs mal escritos que vão morrer (independente do assunto tratado).

Abraço

 
 
Comentário por Silveira Neto
2007-11-02 12:17:53

Comigo o Adsense vai indo bem.
Eu só me chateio com alguns sites que tem quase nenhum conteúdo e praticamente só anuncios, e ainda por cima cópiam textos inteiros, inclusive textos meus sem deixar muito claro pro leitor que aquele não é um texto dele.
Mesmo assim, eu sigo feliz da vida, criando conteúdo próprio, com uma certa qualidade e me divertindo muito com o que eu faço. Acho que indo nesse caminho, não tem como dar errado. Sites com pouco conteúdo/conteúdo copiado vão aos poucos perdendo espaço, é isso o que eu observo.

Comentário por Bruno Alves
2007-11-13 19:42:19

A tendência é que morram, até porque conteúdo ruim, com várias exceções sobrevive. O difícil é definir o que é conteúdo bom ou ruim.

Abraço

 
 
Comentário por Marcelo Amaral
2007-11-02 13:16:07

Excelente colocação, Bruno.

Fazia tempo que não lia um texto tão bem argumentado.

Na verdade eu não havia lido as diversas opiniões sobre esse assunto - li agora, quando você os citou no texto - mas já tinha ouvido falar nessa história que, diga-se de passagem, não é muito nova.

Eu concordo com o que foi exposto por você. Não sei se concordo por ser mais confortante pensar dessa forma ou se foi realmente por que sua argumentação pesou, e muito, para mim. Realmente pensar desta forma faz sentido.

Só acho importante separar duas coisas. Quando se diz que a bolha do AdSense vai estourar, não quer dizer que ele e tudo mundo envolvido com ele deixará de existir. É como o Manoel disse acima, e é justamente nisso que precisamos nos ligar.

Você mesmo admitiu que o lucro obtido por quem explora esse tipo de coisa vai sim exigir cada vez mais do editor. Isso de certa forma é uma mudança que vai reduzir o número de gente que explora isso. Ou seja, querendo ou não as coisas vão mudar num futuro próximo. O perfil dos editores deve mudar.

Não sei se ocorreu da mesma forma para vocês, mas para mim essa história toda passou a ter relevância naquela ocasião do hype com o acidente da TAM. No entanto, desde o início ficou claro para mim que os sites estavam sendo punidos por se tratar de um assunto delicado, e não por que era um hype.

Tenho a maior convicção de que o Google NÃO pune hypes. Já vi pronunciamentos diretos por parte deles, e eles tratam o hype com naturalidade. É como você disse, o Google não se importa se seu conteúdo é hype ou não, desde que passe um mínimo de conteúdo para o usuário está tudo bem. O que eles geralmente implicam é com páginas sem conteúdo algum, apenas para pegar para-quedistas e mais nada.

Agora perguntem-se o porque disso. Simples, pelo mesmo motivo que ele implicou com o hype da TAM. Por que não é interessante para os anunciantes terem seus anúncios exibidos nesse tipo de página. O Google não quer conteúdo delicado nem ofensivo, e como os hypes na maioria das vezes estão ligados a esse tipo de conteúdo, costuma-se confundir as coisas.

Enfim, acho que o problema AdSense x hypes resume-se nisso e mais nada.

Abraços!

Comentário por Bruno Alves
2007-11-13 19:45:43

Quando eu disse que haverão mudanças, acho que me expressei mal, a mudança não vai acontecer por parte do Adsense. O que acontecerá (e já começa a acontecer) é que textos sobre hypes se tornarão commodities, a oferta de impressões desses textos será tão grande que anunciar ficará barato (lembrando que o Adwords trabalha por leilão).

Ou seja, o Google não vai fazer nada e os valores vão diminuir naturalmente, ganhará a brincadeira, quem souber ganhar em escla, trazendo cada vez mais visitantes.

Abraço

 
 
Comentário por j. noronha
2007-11-02 14:00:17

Aquela palestra sobre o Adsense que está circulando no Youtube e em alguns blogs deixa bem clara a posição do Google sobre os hypes. O cara comenta, resumidamente, que errado é prometer e não cumprir, o que é até uma questão lógica. Ele cita até um exemplo: o título fala em fotos de fulana, e na página o cara escreve "infelizmente não temos fotos da fulana".

Mercado Livre realmente está rendendo muito bem. Acho que encontrei o formato quase ideal. Já ultrapassou o Adsense há horas.

Comentário por Bruno Alves
2007-11-13 19:49:52

Eu acho essa afirmação complicada, posso comentar sobre a foto de fulana, sem querer exibir as fotos, até porque isso pode dar problema com direitos autorais.

Mas entra na minha cabeça que eu tenha que colocar uma foto da Juliana Knust só porque comentei que ela assinou o contrato com a Playboy. Agora, escrever "veja as fotos" e não colocar as mesmas pode dar problemas.

Abraço

 
 
Comentário por Nospheratt Recebendo notificações por e-mail
2007-11-02 16:36:33

Bruno, excelente artigo. Você tem uma claridade e um bom senso para expor as coisas que dá inveja!
Concordo com o Manoel, todos nós estamos pensando a mesma coisa, só estamos nos expressando de forma diferente. Brincadeiras aparte (como chamar o Manoel de profeta biruta :P), não creio que vá haver um Apocalipse, mas uma grande mudança. E essa mudança vai ser positiva, tanto para os publishers como para os anunciantes e o internauta. O modelo está amadurecendo, o negócio é aprender a se adaptar e sair na frente.

Comentário por Bruno Alves
2007-11-13 19:51:06

Mudanças no Adsense sempre ocorreram, não considero isso uma bolha e posso afirmar que muita gente ainda vai ganhar muito dinheiro com isso.

Abraço

 
 
Comentário por brazz
2007-11-02 18:54:13

A Google te paga uma (generosa) fração do que ela arrecada dos anunciantes; e os anunciantes gastam em publicidade (ou seja, Adwords/Adsense) uma parte de seus lucros.
Ou seja: enquanto seu site/blog trouxer lucro ao anunciante, ele vai pagar à Google, e a Google vai te pagar.

Eu escrevo a respeito de tópicos sobre os quais pouca gente escreve. A demanda por espaço publicitário tem crescido mais rapidamente do que a oferta. Resultado: meu eCPM tem crescido lenta mas persistentemente.
Outros escrevem sobre acidente da TAM, playboy, Big Brother, etc. Competem entre si e contra milhares de outras páginas. Os visitantes inflam as estatísticas, mas não compram nada (o que alguém procurando por 'fotos dos cadáveres da Gol' pode estar querendo comprar?). Resultado: quanto mais o tempo passa, mais o algoritmo da Google reconhece que cliques desses sites valem pouco, e menos o Adsense paga.

É uma questão de trabalho e bom senso (dê retorno a alguém e seja pago por isso), e não de bolhas (que pressupõem apostas, especulações e instabilidades).

Abraço,

Comentário por Bruno Alves
2007-11-13 19:52:57

Exatamente, o que fez a bolha da internet foi a regra de mercado, que não morreu na internet e o que está acontecendo não é nada mais que isso.

Enquanto aumenta a oferta de exibição o valor por clique cai, simples, por isso não concordo com a teoria da bolha.

Abraço

 
 
Comentário por Ostrock
2007-11-02 22:57:12

Não cheguei a conhecer o Gropher, mas estou na internet a quase dez anos, e sou simplesmente cego para anúncios.

Quando os notava dificilmente interessava-me pelo que era anunciado e com o tempo aprendi a ignorá-los, mas nos últimos tempos tenho passado a verificar alguns.

Acrescente às causas citadas, se me permite um pitaco, para o pânico geral que surgiu o fato de o google ter anunciado mudanças nos critérios.

Comentário por Bruno Alves
2007-11-13 19:54:52

os anúncios antigos eram horríveis, mesmo, era fácil se tornar cego. Hoje a coisa está mais elegante e, principalmente, mais direcionada.

Esse anúncios de mudança nos critérios, foi uma interpretação errada feita por uma tradução deprimente. Ela só afeta anúncios de referência.

Abraço

 
 
2007-11-03 00:05:19

[...] que já repercutiu também no Veja Isso, que perguntou se o modelo atual do AdSense tem futuro. E o Bruno Alves parece que não tem síndrome de [...]

 
Comentário por dudu tomaselli
2007-11-03 00:29:12

Como nós ficamos olhando só um lado desse mercado (o dos clicks e do dinheiro entrando) acabamos achando que o anunciante não está tendo retorno. Mas não é bem assim e concordo contigo.
Por exemplo: montei um blog recentemente que só trata de pousadas e restaurantes. Os anúncios vão ser sobre? Pousadas e restaurantes, claro. E o visitante que cair no blog procurando por "pousadas em gramado" e encontrar um anúncio de pousada em Gramado e região, vai clicar e ficar feliz. E o dono da pousada também.
Não acho que esse mercado possa acabar tão cedo.
Mas concordo com o Manoel quando ele diz que o mercado vai mudar. Acho que as ferramentas do Adwords vão melhorar e permitir ao anunciante escolher com mais apuro o tipo de site onde os anúncios dele vão aparecer.

Comentário por Bruno Alves
2007-11-13 19:56:27

Essa é a grande sacada do Adsense e o motivo dele crescer tanto. Já as mudanças, são naturais e sempre aconteceram.

Abraço

 
 
Comentário por André
2007-11-03 06:35:43

Fala Bruno, tudo beleza?

O que são hypes? E blog de nicho(acho que é isso)?

Vlw

Comentário por Bruno Alves
2007-11-13 19:57:13

Hype são assuntos da moda, que todo mundo procura, o que acaba atraindo muitos visitantes.

Blogs de nicho são blogs focados em um tema, ao invés de escrever sobre qualquer assunto.

Abraço

 
 
2007-11-03 07:43:57

[...] lido muito sobre um possível estouro do sistema do Adsense. Manoel, Kadu, Nospheratt e Bruno Alves já falaram sobre o assunto, e em sua grande maioria acreditam que essa bolha vai estourar [...]

 
Comentário por Norberto Kawakami Recebendo notificações por e-mail
2007-11-03 11:09:43

Confusão desfeita entre hypes e conteúdo delicado ou ofensivo, não vejo problema algum em explorar hypes, desde que se dê um conteúdo para o paraquedista.
E é uma lenda dizer que paraquedista não lê. As minhas estatísticas dizem que eles lêem e muito. É provável que se ache que não lê, devido a ele não ter encontrado conteúdo que lhe interessasse e aí ficamos com essa idéia errônea sobre eles.

abraço

Comentário por Bruno Alves
2007-11-13 19:37:09

Isso é verdade, existe uma série de graduações entre o completo pára-quedista e o leitor fiel. Sendo que quase todos chegam ao blog através dos mecanismos de busca.

Abraço

 
 
Comentário por Alexandre Rauta
2007-11-03 11:24:34

Olá Bruno,

Ótimo artigo, você escreveu tudo que eu gostaria de escrever e até mais.

Sobre a grande mudança que o Manoel e Nospheratt dizem que vão acontecer, não vão... As mudanças já estão acontecendo, como sempre aconteceu e vão continuar.

Com certeza daqui a 10 anos ou menos, podemos dizer que houve uma grande mudança, porém, esta mudança não acontece de uma hora para outra, acontece aos poucos.

abração.

Comentário por Bruno Alves
2007-11-13 19:35:34

O Adsense (assim como tudo do Google) está sempre mudando, é um negócio e na internet, se não se adaptarem, saem do mercado.

Abraço

 
 
Comentário por tms Recebendo notificações por e-mail
2007-11-03 13:24:56

Todo mundo formulou essa teoria da conspiração, baseado no texto do IDGnow, falando da redução dos pagamentos por parte do adsense.

O que o pessoal esqueceu, foi de ler a fonte:

http://adsense.blogspot.com/2007/10/getting-more-quality-inventory-for.html

A mudança só se aplica as REFERENCIAS.

O IDGnow fez uma , péssima tradução do texto.

Ou seja, tão fazendo a tempestade num copo da agua.

Comentário por Bruno Alves
2007-11-13 19:34:21

Aquela tradução foi deprimente, nem e lembrava do texto deles.

Abraço

 
 
Comentário por Vinicius Moreira Recebendo notificações por e-mail
2007-11-03 14:05:46

Acredito que não vai acontecer grandes mudanças, o adsense continará sendo por muito tempo a principal renda dos blogueiros!
abraços

Comentário por Marcelo Amaral
2007-11-03 14:45:31

Também acho que ele continuará sendo a principal fonte de renda, só que as coisas tendem a se tornar mais difíceis para os caçadores de paraquedistas em geral.

Ps.: Os comentários desse post estão ótimos.

Abraços! ;)

Comentário por Bruno Alves
2007-11-13 19:33:27

Marcelo, eu gosto mais dos comentários do que dos meus textos :d.

Isso é um mercado, quem não souber trabalhar, dança.

Abraço

 
 
Comentário por Bruno Alves
2007-11-13 19:33:55

Também acho que muita água ainda vai rolar.

Abraço

 
 
2007-11-03 15:19:24

[...] com o que já noticiaram alguns nomes da problogosfera brasileira, entre eles o Bruno (Bolha do Adsense?) e a Nosphie (Cuidado! Novidades no Adsense Confirmam que o Fim Está [...]

 
Comentário por kadu Recebendo notificações por e-mail
2007-11-03 16:31:43

Acho que seu último parágrafo resumiu bem a situação atual com relação a teórica bolha do AdSense.

Talvez o "problema" seja que assuntos hype, os que realmente atraem visitantes (acidentes e escândalos), quase sempre se enquadram nos critérios de ads gratuitos do sistema.

[]

Comentário por Bruno Alves
2007-11-13 19:32:36

Kadu, o problema que costumo ver são as palavras usadas. Meus posts "caça-pára-quedistas" exibem anúncios sem problemas, o único que me deu dor de cabeça foi o da TAM, onde o assunto todo foi classificado como delicado, independente das palavras usadas.

Abraço

 
 
Comentário por Julio
2007-11-03 23:22:14

Bruno, a bolha não vai estourar nem o Adsense vai acabar porque ele não propõe apenas conversão no sentido de vendas, mas você sabe muito bem que uma das idéias é o aumento da visitação do site. E dependendo do produto a ser vendido ele aumenta muito as vendas sim. Os hypes, os Google bomb etc, foram punidos nesta atualização do page rank.
Outra coisa que se fala bastante é sobre SEO, e o melhor SEO é escrever pensando no leitor como você explicaria um site como o blog pessoal do Rodrigo Ghedin que tem page rank 5, não possui sitemap.xml nem robots.txt e o Google ama ele, sempre que tem uma atualização no blog o buscador indexa quase imediatamente, tem páginas lá sem link nenhum e com page rank 2.
E eu também não sou paraquedista e quanto alguma coisa me chama atenção eu clico nos anúncios, só procuro evitar os novo-mundo like que eu quero que sumam, sei que se eu clicar vou estar incentivando aquilo.

Comentário por Bruno Alves
2007-11-13 19:31:03

Júlio, você está misturando várias coisas e seu comentário. Vou tentar explicar por partes.

A última atualização puniu quem vende links, isso sempre foi passível de punição, nenhuma relação com hypes ou Google Bombing.

Uma página não precisa se otimizada (SEO) para ter PR alto, PR é definido pela quantidade e qualidade dos links recebidos. Uma página completamente em branco que receba milhares de links terá PR alto.

Abraço

 
 
Comentário por Charles
2007-11-04 12:26:06

Creio que exista uma constante transformação, adaptação e evolução para que todos possam sair ganhando. Procuro sempre analisar de forma otimista e por isso concordo mais com seu ponto de vista Bruno.
Abraço

Comentário por Bruno Alves
2007-11-13 19:28:00

Exato, o Google precisa balancear de forma que todos saiam ganhando, senão a vaca vai pro brejo.

Abraço

 
 
Comentário por danilo Recebendo notificações por e-mail
2007-11-05 09:21:52

Bruno, por falar nisso, e essa diminuição dos valores dos cliques do adsense? É só comigo, ou está acontecendo geral?

Eu tinha ouvido falar, que o adsense tinha reduzido geral, pra fazer uma manutenção em seu algoritmo, mas será que isso já não foi feito? Semana passada tive alguns bons cliques, e logo depois, voltaram esses cliques de 2 centavos.

Abraços, e parabéns pelo texto!

Comentário por Bruno Alves
2007-11-13 19:27:24

Danilo, pelo contrário, tenho registrado algum aumento no valor dos cliques. O que está acontecendo é uma oferta muito grande de impressões, o que reduz o valor necessário para que o anúncio seja exibido.

Abraço

 
 
2007-11-05 12:42:42

[...] admiração em todos, e deixar a gigante deMontain View para trás. Não, não estou falando da bolha do Adsense. Estamos na era da web. Qual será a próxima? Web off-line? Mobile? Cadê o Google [...]

 
Comentário por Fabio
2007-11-05 14:40:27

Fala Bruno, como vai?

Gostei das informações que se texto nos proporciona. A minha dúvida, na qual gostaria que você respondesse é sobre o faturamento no Adsense. Não sei se é como no comentário acima (Danilo), mais o Adsense teve uma atualização em relação ao faturamento dos blogs, ou seja, muitos posts caíram no posicionamento que tinham no Google e cada vez mais nossos posts geram anúncios mais baratos (isso deve por causa dos patrocinadores). É correto afirmar que o Google está mais rígido em relação ao faturamento no Adsense?

Comentário por Bruno Alves
2007-11-13 19:26:20

Posicionamento e Adsense não têm qualquer relação.

Se a oferta de páginas é muito grande, a tendência é que o valor do clique caia, simplesmente regra de mercado.

Abraço

 
 
Comentário por cata busca
2007-11-05 16:06:49

Acho que os paraquedistas so vão acabar os mecanismos de busca um dia não existirem mais. Pra Deus nada e impossível e na internet tudo é imprevisível.

Comentário por Bruno Alves
2007-11-13 19:24:42

Se acabarem, alguma outra forma de encontrar páginas vai aparecer e tudo volta para o começo.

Abraço

 
 
2007-11-06 18:19:39

[...] acontece também, e tem um que afirma que ouviremos um blop! (barulho dela estourando) ou outro que diz que não é nada disso, que sempre cabe mais [...]

 
Comentário por Rodrigo
2007-11-07 01:55:58

Acho que o Adsense ainda dá muito pano pra manga pois é um sistema que está em constante evolução

Comentário por Bruno Alves
2007-11-13 19:24:01

Sempre terá que se adaptar, mas acho difícil que acabe.

Abraço

 
 
Comentário por Luiz
2007-11-07 10:36:57

rapaz, realmente tem essa polemica em torno do adsense. Eu ateh uns tempos atrás nem conhecia, + agora jah vejo q n vai ser assim pra sempre, acho q precisa de uma fiscalização maior. Ah, só tô com uma dúvida: como eu faço pra fazer um trackback do seu blog para o portal de noticias opiniaoweb.com?

Comentário por Bruno Alves
2007-11-13 19:23:31

Luiz, os TB são colocados automaticamente pelo seu blog, caso suporte e seja configurado para isso.

Abraço

 
 
Comentário por Diego
2007-11-07 20:11:44

Sempre pontual você, Bruno. O Google se estrutura muito bem para que nenhuma g-bolha exploda, e fazem isto investindo muito e bem. É claro que, para alguns, uma bolha pode fazer "poc", mas será irrelevante no geral. Tomara que o AdSense seja bom só para quem publica textos de verdade. Assim, teremos uma blogosfera menos imbecil.

Comentário por Bruno Alves
2007-11-13 19:21:30

É a galinha de ovos de ouro deles, se o Adsense quebrar, adeus Google.

Abraço

 
 
Comentário por cata busca
2007-11-13 01:25:22

neu site praticamente vive de paraquedista, o dia que o adsense filtrar isto estarei frito , já até estou mudando um pouco o perfil dos meus usuarios

Comentário por Bruno Alves
2007-11-13 19:20:42

Se você mantiver os textos dentro das diretrizes do Google, não tem muito o que temer.

Abraço

 
 
2007-11-13 12:59:29

[...] quentes entre os blogs ultimamente. A bolha do Adsense. Falaram do assunto o Manoel, o Bruno, outro Bruno, o Kadu… enfim. Mas o que é uma bolha que estoura? É algo inflado artificialmente por uma [...]

 
Trackback por And After
2007-11-14 07:41:04

Novas áreas de cliques do Adsense...

"O Adsense est...

 
Comentário por Arthurius Maximus
2007-11-21 06:47:58

Assisti a um vídeo sobre uma palestra do adsense onde o funcionário do google dizia exatamente o que vc falou neste post elucidativo. Também uso e confesso que gosto do sistema. Os lucros individuais até podem ser baixos; mas são constantes e no fim das contas valem muito mais do que poucas conversões de maior valor em outros programas. Por isso mesmo, abandonei o Submarino.

 
Comentário por Uninuni
2007-12-13 11:28:25

Adsense é de longe o que melhor coloca links que tem a ver com o conteúdo mesmo.. coloquei o UOL durante um tempo no meu site e tive muito poucos cliques.. porque ele mostrava propaganda sobre uma categoria especifica e não sobre o assunto do seu post.. meu próximo passo é testar o Buscapé e ver o que acontece.

 
Comentário por Pedroso
2007-12-15 19:00:34

A verdade é que tudo na internet é uma corrida do ouro que um dia acaba e poucos se dão bem.... com o Adsense não podia ser diferente, eles não vão ficar pagando horrores sempre.

 
Comentário por Rei da Cocada Preta
2008-04-18 15:17:53

Estou tentando outros programas de monetização para blogs e sites, e o único que me apresentou resultados concretos foi o Adsense. Alguns programas na verdade fazem com que percamos tempo. Vou tentar o Mercado Livre, mas a entrada nele já em minha opinião já atrapalha um pouco devido a burocracia para recebimento. Uso o Hotwords, mas para monetização está me parecendo muito fraco ainda. Em 3 meses iniciando 2 sites não fiz nem R$ 10,00 em publicidade :( e no Google este valor em 3 meses ultrapassou o Hotwords em mais de 300%. E não acho que a bolha vai estourar, enquanto nós míseros mortais colecionamos alguns trocados, o Google fatura bilhões de dólares em publicidade.

 
Nome
Email
Site
Seu Comentário (menor | maior)
Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> e [CODE] [/CODE] em seu comentário.