Caçando Probloggers

janeiro 24, 2007 · Filed Under ProBlogger 

A mais nova moda na blogosfera brasileira é meter o malho nos probloggers.

De uma hora para outra viramos inimígo público numero 1, prostitutas e mais um sem fim de adjetivos que brotam da imaginação de blogueiros que tomam esta atividade como um hobby.

inicialmente, eu estava pensando em ignorar esta onda, mas o negócio está começando a incomodar, principalmente, quando vejo esse assunto surgir em blogs que respeito e que eu achava que entendiam o espírito da coisa, por serem pessoas mais esclarecidas.

Mas vejo que o ranço de aversão ao lucro está incrustado, mesmo nas melhores mentes pensantes do país.

Por isso resolvi, tentar explicar algumas coisas em relação a atividade e fazer algumas comparações, para ver se o povo entende.

O que é ser um problogger?

Já expliquei isso algumas vezes e temos vários textos na internet sobre o assunto, mas uma explicação resumida, seria:

Problogger é quem faz da atividade de escrever em blogs uma profissão.

Sim, é tão simples assim, da mesma forma que um taxista é um motorista profissional.

Não existe nada de errado em se escrever por hobby, toco baixo por hobby e não tenho raiva de quem faz disso seu ganha pão.

Visitação traz lucro, conteúdo traz credibilidade.

Talvez, uma das maiores revoltas sejam as técnicas que utilizamos para atrair visitantes.

Todo negócio precisa de público, seja uma padaria, seja uma indústria, seja um blog.

Para um empreendimento virtual, existem várias formas de propaganda, entre eles:

  • Anúncios pagos
  • Links em outros sites
  • Mecanismos de busca

O último item da lista é, sem sombra de dúvida, o que traz a melhor relação custo benefício, estar bem colocado na pesquisa por um termo aumenta, e muito, suas chances de ser visitado.

No momento que você consegue esta visita, várias coisas podem ocorrer:

  • o visitante não gostar do texto, mas achar uma publicidade que o agrada.
  • o visitante não gostar do texto e sair.
  • o visitante gostar do texto e se tornar um leitor.
  • o visitante gostar do texto e criar um link para o seu blog.

Uma análise superficial poderia indicar que o que mais buscamos é o primeiro item, mas isso está muito longe da verdade.

Buscamos sempre o 3º e 4º itens.

Bruno, mas um problogger não bloga pelo dinheiro?

Sim, mas o blog é um empreendimento, como outro qualquer e precisa de crescimento constante, este crescimento constante, faz com que a nossa credibilidade, junto aos leitores e junto aos mecanismos de busca aumente, fazendo com que mais e mais pessoas cheguem através dos mecanismos de busca.

Por que o foco tão grande nos visitantes vindo de mecanismos de busca?

Existe uma teoria imensa, que, por si só, geraria um artigo completo, mas a resposta mais simples é:

O visitante vindo dos mecanismos de busca paga pela produção de artigos de qualidade para o leitor.

Simples, assim?

Sim, o visitante vindo de um site de buscas tem 14 vezes mais chance de clicar em um anúncio do que o leitor fiel.

Quer dizer que devemos escrever somente para o visitante vindo dos mecanismos de busca?

NÃO.

Devemos atraí-los para que cliquem na publicidade ou se tornem leitores, mas a qualidade do texto deve ser, sempre, pensada no leitor.

Como disse antes, quem dá credibilidade ao blog é o leitor, não o visitante.

Por que o blogueiro ser profissional é bom para o leitor?

Porque, se você gosta dos textos do blogueiro, sendo profissional ele escreverá mais.

Eu sei que tem gente que não tem nada para fazer na vida e o tempo é um recurso abundante, mas para a maioria das pessoas tempo é um fator limitador.

Eu, assim, como a maioria dos probloggers que conheço, possuem contas a pagar e esta atividade precisa dar retorno para que seja feita de forma satisfatória.

Infelizmente, só tenho em torno de 16 horas por dia para gerar receita, se eu não obtivesse receita a partir do blog, estaria utilizando meu tempo para fazer outras coisas que me gerassem receita.

Antes de decidir me tornar um problogger, eu mantinha 30 sites, fazia desenvolvimento de sites, administrava servidores e possuía uma hospedagem.

Com essa quantidade de projetos para gerenciar, meu tempo para blogar era extremamente limitado, basta olhar os arquivos para ver que a freqüência de postagem era muito baixa, ao ponto de eu passar mais de um mês e meio sem escrever.

Quando vi que era possível obter esse rendimento, através de uma atividade que me dá muito prazer, fiquei muito feliz e comecei a utilizar o que aprendi nesse tempo todo trabalhando com internet para criar um blog, que eu considero, muito bom.

É fácil ganhar dinheiro com blogs?

Não, um empreendimento virtual, seja um blog ou qualquer outro tipo de site, é muito mais complicado que um empreendimento real.

Quando você monta uma padaria, de uma forma ou de outra, existem milhares de pessoas passando na frente da mesma todos os dias e o limitador geográfico trabalha com muita força ao seu favor.

Quando você cria um blog, ninguém passa em frente e o pior, não existe o limitador geográfico.

Basta alguns dias sem atualização, um ou outro artigo ruim para que o acesso, assim como o faturamento comecem a cair.

Mas não é algo impossível, como tudo na vida, requer esforço, dedicação e estudo.

A questão ética.

É fundamental, para todo candidato a problogger, colocar sua ética, acima de tudo.

Sua credibilidade é a única coisa que faz com que seu blog cresça de maneira consistente, gerando uma receita contínua.

Se você perder sua credibilidade, seu negócio estará arruinado.

Por isto que, fazemos recomendações de produtos, sim, mas de produtos que acreditamos.

Por mais tentador que as comissões de um determinado produto possa parecer, se você não gosta do mesmo, não deve fazer.

Por isso que digo que, na maioria dos casos, um blogueiro continuará com sua analise imparcial sobre os assuntos.

Outra coisa que nos favorece muito neste quesito, são os programas que não conseguem distinguir se você está falando bem ou mal do produto (AdSense, principalmente).

Nesses programas, se eu estiver falando mal do Windows e alguém chegar aqui através de um mecanismo de busca, procurando informações sobre o mesmo, tem grandes chances de encontrar um anúncio do Windows, o que pode me render um retorno, mesmo sem ter que tecer elogios sobre o mesmo.

Conclusão

Para falar mal dos probloggers, conheça um pouco mais do nosso trabalho e lembre-se que pode estar faltando com o respeito com alguém que passa horas a fio estudando, pesquisando, dando o melhor de si para produzir um conteúdo que pode te beneficiar.

Se você gosta dos textos do problogger, tenha certeza de que, quanto mais sucesso ele fizer, mais terá tempo para produzir conteúdo, ainda, melhor.

[bbl]Blog,Site,Anuncios,Propaganda,Problogger,Programas,Afiliados,Qualidade,Conteúdo,Textos[/bbl]

Compartilhe e Guarde: These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Rec6
  • StumbleUpon
  • ueba
  • linkk
  • dihitt
  • linkloko
  • websapiens
  • linkto
  • Technorati
  • Simpy
  • del.icio.us
  • Blue Dot



Artigos Relacionados

Comments

35 Comentários

  • At 2007.01.24 13:17, Marcelo said:

    Ótimo resumo da "carreira"! Assim como qualquer coisa nova sempre ocorrerão críticas (nas velhas também há, mas aí fica o mesmo papo de sempre) mas boas são as críticas construtivas. O que anda ocorrendo, e concordo com você quando fala da "caça", é que ultimamente críticas não-construtivas abundam (a palavra também serve para imaginar o que acho delas). Pelo menos, não acho muito construtivo reclamar do fato de alguém ganhar dinheiro.

    De qualquer maneira, pense pelo lado positivo....prostituição é conhecida como a profissão mais antiga do mundo, e e que existe até hoje e haverá sempre..se ocorrer a mesma coisa com a "profissão:problogger" (isso é quase nome de progrma de tv!) ainda haverá muita coisa para se falar, ouvir, e reclamar.

    • At 2007.01.24 13:30, Sergio Lima said:

      Olá Bruno!

      Que feeds você está lendo? Não tenho visto esta caça aos probloggers que você cita!

      Será que os seus feeds são tão diferentes do meu?

      Eu tenho visto probloggers se sentirem "atacados" quando alguém diz que bloga por outros motivos, sem fazer qualquer juízo de valor sobre probloggers...

      abraços

      • At 2007.01.24 13:31, Thiago Rodrigues said:

        Belo post, explicou tudo muito bem.
        Seguinte, eu não tenho nada contra proBloggers, inclusive tenho anúncios no meu blog. Contudo existe alguns, a minoria, que usam técnicas anti éticas para atrair o visitante paraquedista.
        Como por exemplo, criar um post com um título - que está sendo muito buscado nos mecanismos de busca - mas com conteúdo totalmente diferente do título.
        O que modesta parte, acho uma tremenda falta de ética.
        Você quer viver de blogs?
        Cria conteúdo para isto.
        Não engane seus leitores.
        Agora eu não tenho nada contra aqueles que escrevem o post todo sobre algo que está sendo buscado, pois nesta situação ele não está enganando ninguém, o cara procurou e de certa forma achou o que queria.
        Agora é claro que tem gente que odeia todos os problogger, brasileiro sempre acha que é pecado ganhar dinheiro na internet.
        Um grande abraço

        • At 2007.01.24 13:44, Roberto Machado said:

          Não entendo essa ojeriza. Na verdade essa aversão beira a hipocrisia. Muita gente fala da qualidade. Eu acho que a qualidade é relativa já que até besteirol tem público cativo e que diz: 'Esse filme é besteirol de qualidade'. Não existe qualidade em um único conceito, existe público em sua diversidade. Cada um encara qualidade subjetivamente. Eu mesmo já dei risada com o Programa do Ratinho, é...o que é que tem? Assisti o Chaves, tirei sumo bom de lá e gostaria que meus filhos assistissem também (se eu tivesse algum). Já aprendi coisas interessantes para usar no blog em posts para paraquedistas. A informação não é unidirecional, é interpretativa e depende da imersão de quem lê. Já viu aquele velho deitado: 'O conteúdo não é o que você escreve, mas o que o leitor entende' e isso depende da bagagem de cada um. Você lembra daqueles guardachuvinhas de chocolate de antigamente, pois é, ainda vende, só que o chocolate é hidrogenado, é ruim. Porque continua vendendo, porque tem cliente que vê a qualidade na nostalgia e não no chocolate. Como dizia aquele cara crânio, tudo é relativo. Mas a hipocrisia ainda é absoluta.

          • At 2007.01.24 13:46, Roberto Machado said:

            E tem mais uma coisa, quem efetiva a prostituta é quem come. Hoje elas têm até carteira assinada.

            • At 2007.01.24 14:19, Vinícius Silva said:

              A "prostituição" que eu falei não é escrever por dinheiro, é ter que escrever certas coisas por dinheiro. Esse modelo é o que mais funciona mas acho que é cruel para os que não querem postar sobre a Cicarelli, RBD ou BigBrother.

              O texto que eu escrevi não deve ter ficado claro ou então grande parte dos probloggers entendem como querem, o que eu acho mais provável. É triste, porque tem gente que parecia mais esclarecida preferiu entender o que lhe convém, que cria mais polêmica, que infla mais o ego e gera mais visitas.

              Não discutem o assunto como você fez aqui, não descem do pedestal e preferem ficar no time dos que falam "reclama porque não ganha dinheiro com o blog, não gosta não visita invejoso".

              • At 2007.01.24 14:55, Bruno Alves said:

                Marcelo, obrigado.

                Criticas construtivas, são sempre muito bem vindas e muita coisa já mudei em função das críticas e continuarei fazendo, mas simplesmente falar que caçar leitores e ganhar dinheiro com o blog é ruim, estou fora.

                Sérgio, sei que também lê muitos blogs, mas eu assino uns 900, devemos ter vários em comum e muitos que não são comuns, só de cabeça, me lembro de 5 textos taxando-nos de adjetivos não agradáveis, mas preferi não citar nenhum, para não causar mal-estar.

                Thiago, concordo em parte com o que disse, eu já criei títulos que, com certeza, atraíram visitantes que não queriam exatamente o que eu escrevi, mas tinham forte correlação com o título.

                Exemplo claro, um artigo sobre a Cicarelli que me trouxe um retorno incrível, não iria postar os vídeos, mas estava falando sobre o assunto.

                Quem veio buscando o vídeo, deve ter ficado decepcionado.

                Roberto, concordo plenamente, a qualidade é determinada por quem consome, não gosto de pagode e afins, mas tem gente que diz que o grupo A ou B é maravilhoso, para esses, deve ser mesmo.

                By the way, sempre que acho compro os guardachuvinhas de chocolate o gosto é questionável, mas as lembranças são ótimas :D.

                Vinicius, para gerar massa de visitantes de forma rápida, é necessário acompanhar as tendências, qualquer meio que dependa de público, precisa atrair as massa.

                A obrigação do blogueiro é saber dosar a quantidade e criar um conteúdo que agrade ao público que ele já tem.

                Quando escrevi este artigo, não pensei especificamente no seu, mas em um conjunto de manifestações que tenho visto.

                Estou sempre pronto a debater qualquer assunto.

                De tempos em tempos usarei os termos em moda, sim, desde que não fuja muito dos assuntos que trato, como disse, preciso atrair público para aumentar o número de leitores.

                Abraços.

                • At 2007.01.24 15:56, Rafael Slonik said:

                  Assino embaixo! Concordo com tudo o

                  • At 2007.01.24 19:16, Neto Cury said:

                    Concordo com o Sérgio Lima, fiz um artigo no meu blog dizendo que eu não quero ser um problogger, em momento algum critiquei o blogueiro que ganha dinheiro com isso!
                    Aliás, isso sim é unir o útil ao agradável hehehehe
                    Abração

                    • At 2007.01.24 20:20, Felipe said:

                      muito bom o artigo Bruno. também não vi ninguem caçando os pro-bloggers, devo tah acompanhando feeds diferentes que os seus...mas tá na hora de parar de dar ouvidos pra gente que acha que ganhar dinheiro honesto é coisa de malandro e vagabundo

                      abraços

                      • At 2007.01.25 00:06, j. noronha said:

                        Concordo em gênero, número e grau, até escrevi sobre isso essa semana, apenas com mais sarcasmo e menos detalhes. Você vai ver, já está começando, a caça ao Mr. Mason, que está escrevendo no G1. Abração.

                        • At 2007.01.25 02:49, Mário Yanase said:

                          Que nada! Parabéns, se consegue ganhar dinheiro com seu blog, você têm méritos pra isso, mas certas coisas não podem ser aceitas. Futuramente farei um trackback aqui explicando meu ponto de vista.

                          • At 2007.01.25 03:03, O Fim da Várzea said:

                            Venha para o lado negro da força!...

                            Enquanto a blogosfera discute toda essa questão problogger (daqui à pouco ninguém mais agüenta ouvir essa palavra), assunto por sinal muito bem desenvolvido pelo Bruno Alves em seu post mais recente, vi um artigo no Rec6 que passou mei...

                            • [...] Em um recente artigo no BrPoint, do Bruno Alves, ele comenta sobre as atuais críticas aos probloggers nacionais. Entre outras coisas, ele explica o que é ser problogger e como funciona esse empreendimento virtual. Mas tenho que discordar de certos tópicos. [...]

                              • At 2007.01.25 08:56, Filipe said:

                                Cara,

                                muito legal o seu texto.... e compreendo o que você sente... as vezes é osso a galera te taxando dessa forma... mas bola pra frente que o que importa é a sua vida!!!

                                abração

                                • At 2007.01.25 08:57, Bruno Alves said:

                                  Rafael, obrigado.

                                  Neto, como disse, anteriormente, não estou me referindo a nenhum texto em particular ;).

                                  Felipe, obrigado. Quando os artigos estão em blogs descartáveis, não vejo nenhum problema, mas quando estão em blogs que acompanho e considero a opinião do autor (que muitas vezes é meu leitor), fico incomodado, sim, pois não gosto de ser mal interpretado.

                                  J.Noronha, obrigado, li seu artigo, bem interessante, infelizmente, ando sem tempo para comentar nos blogs que leio, mas já já acerto esse problema.

                                  Mário, obrigado, sim, tudo tem um limite, aguardo seu artigo.

                                  Abraços

                                  • At 2007.01.25 08:59, Bruno Alves said:

                                    Felipe, seu comentário veio enquanto eu estava respondendo ;).

                                    Obrigado, vou continuar com meu trabalho, sim, só quis tentar esclarecer algumas coisas e deixar registrado o descontentamento, mas faz parte da vida.

                                    Abraço

                                    • At 2007.01.25 09:05, Filipe said:

                                      Bruno.... uma coisa que queria saber... era uma média do quanto um cara como você tem ganhado atualmente...
                                      eu estou decidido a tocar a vida por conta propria.. e estava querendo investir num blog também...
                                      será que não rolava de você dar essa ideia não?
                                      pode ser no meu e-mail sem problemas =D
                                      eu procurei aqui no seu blog.. e não tem jeito de lhe enviar um "contato" a não ser pelo comentario ne?

                                      Abração cara... e é isso aí continue firme!! Leio teu blog direto!!

                                      • At 2007.01.25 09:21, Bruno Alves said:

                                        Felipe, tem o formulário de contato :p.

                                        Se você procurar nos arquivos, pode ter uma boa idéia de quanto faturo, só com o blog, já escrevi artigos sobre isso, mas tenha em mente, que isso leva um certo tempo para começar a dar retorno.

                                        Abraço

                                        • At 2007.01.25 09:32, Filipe said:

                                          Hahaha..
                                          morceguei cara.... =p
                                          foi mals... juro que procurei a página de contato.. mas agora que você falou eu achei ela aqui do lado rapidinho também..hehe
                                          foi mals...

                                          Claro.. tenho certeza que não vai ser do dia pra noite.. mas quero começar a investir.. e ter isso em paralelo com o que venho fazendo, na verdade segundo o seu relato aí.. eu estou na 1ª etapa..hehe trabalhando com desenvolvimento de sites, sistemas, administrando hospedagem, etc... quem sabe eu não consiga chegar na 2ª etapa e administrar blogs...

                                          Vou dar uma lida nos arquivos e ver se acho algo.. =)
                                          Desde já muito obrigado!!!!

                                          Good Bless!

                                          • At 2007.01.25 09:55, Bruno Alves said:

                                            Sem problemas, boa sorte na empreitada e se precisar, estamos ai.

                                            Abraço

                                            • At 2007.01.25 10:34, Calebe Aires said:

                                              Muito bom o "artigo", ser um problogger não é muito fácil, assim como você descreveu, mas com dedicação as "coisas" vão se encaixando, e o profissionalismo vem com o tempo!
                                              Tenho esperimentado muito disso, no meu blog tento investir em uma única área, ser referência, e isso não é fácil, já vejo pessoas copiando meus posts por completo, pessoas que publicam sobre tudo e control vê control cê em tudo quanto é blog profissional...isso me traz muita tristeza, muita mesma!
                                              Um abraço e obrigado pelo post!

                                              • At 2007.01.25 10:35, gilson said:

                                                A questão do Adsense é real. No blog que mantinha no Blogger escreví uma série de artigos sobre a Tekpix levantando todos os defeitos que o equipamento possuía. Para minha surpresa o Adsense sempre direcionava para produtos de pior qualidade. Isso era muito desconfortável.

                                                • At 2007.01.25 11:49, Bruno Alves said:

                                                  Calebe, isso é sempre um grande problema, mas lembre-se que o Google (principalmente) penaliza conteúdo duplicado, o que acaba fazendo com que o copiador se prejudique mais do que ele te prejudicou.

                                                  Gilson, em alguns casos, chega a ser cômico, blogs que falam sobre o Linux, têm costume de meter o malho no Windows, o AdSense, por sua vez, exibe anúncios da MS, por causa disto.

                                                  O lado ruim é que leitores do blogs sobre Linux não clicarão em anúncios da MS, o que acaba prejudicando o blogueiro.

                                                  Uma possível solução para seu caso é usar o section target, com ignore, para esses termos.

                                                  Abraços.

                                                  • At 2007.01.25 11:52, Alexandre F. Via Rec6 said:

                                                    Olá!

                                                    Bom, eu acho certo ganhar dinheiro com blogs. Afinal vc eá investindo seu tempo para criar conteúdo, seja lá qual ele for. Uma coisa que já comentei em outros posts relacionados a este assunto é que desde que sigamos uma "linha editorial", podemos falar do que quiser, inclusive da Cicarelli. Por que não aproveitar e escrever sobre o assunto e, quem sabe, ganhar uns trocados em cima disso? É a compensação por escrever sobre tal modelo.

                                                    A discussão aqui está muito boa. Não tenho certeza se cheguei a ver alguém falando mal dos "probloggers", mas é fato que existe este sentimento. É aquela velha ladainha: todo mundo quer tudo de graça na internet e não que que ninguém faça dinheiro com ela... Fala sério! Esse povo não trabalha?

                                                    Abraços!

                                                    • At 2007.01.25 12:20, Bruno Alves said:

                                                      Alexandre, obrigado.

                                                      Para ser sincero, eu não entendo essa ladainha, pois não cobramos o acesso e quem reclama não clica em anúncios, mesmo.

                                                      Para os que reclamam, o conteúdo é completamente gratuito.

                                                      Vai entender...

                                                      Abraço

                                                      • At 2007.01.25 14:41, Alexandre F. Via Rec6 said:

                                                        Exatamente, Bruno!

                                                        Não cobramos pelo acesso, pagamos nossa hospedagem e domínio, gastamos nosso tempo produzindo conteúdo. Pra quem não sabe tudo isso é custo (ou seria investimento?). O único jeito de rentabilizar é com anúncios. Ou será que preferem que cobremos pelo conteúdo?

                                                        Até!

                                                        • At 2007.01.26 00:09, Dent VII said:

                                                          Não vejo o porquê, nem de quem, a critica aos Probloggers. Se houverem reais críticas, são infundadas, pois os blogs são as novas "revistas de banca", trazendo a novidade na hora em que acontecem, comentadas com opinião por quem gosta do que faz.

                                                          Nada mais justo esse receber algo por seu serviço.

                                                          • At 2007.01.26 09:49, Bruno Alves said:

                                                            Alexandre, apesar de um manter um dedicado e uma conta na DH, acho que o maior custo é justamente meu tempo.

                                                            Ainda vou fazer uma pesquisa sobre a cobrança por conteúdo, conheço sites que vivem disto e não estão maus ;).

                                                            Dent VII, concordo (y).

                                                            Abraço

                                                            • At 2007.01.26 15:59, Sniper said:

                                                              Bobo, "trás" é contrário de frente.

                                                              • At 2007.01.29 11:48, Bruno Alves said:

                                                                Obrigado, já corrigi.

                                                                Abraço

                                                                • At 2007.01.31 12:00, Paulo Villela said:

                                                                  Bruno, sempre o acompanho via feeds mas esse é um assunto que me trouxe a comentar, porque é algo que envolve blogs e como eu tenho o meu(está fora do ar por problemas com host) vim aqui.
                                                                  Eu acredito q em 1º lugar, cada um tem o seu espaço para blogar como e onde quiser.
                                                                  Essas pessoas que criticaram os probloggers, deveriam se preocupar mais com os seus blogs que com os dos outros.
                                                                  Se a pessoa quer usar seu blog para ganhar dinheiro, qual o problema?
                                                                  Se a pessoa quer fazer do seu blog um diário virtual pra escrever o que ela faz no seu dia-a-dia, qual o problema?
                                                                  Cada um tem os seus objetivos, cada um tem as suas prioridades e a internet tem mais de 60 milhões de blog, discutindo "n" temas da forma que cada um acha correto.
                                                                  Então que cada um cuide da sua vida e siga seu caminho respeitando os outros, se não concorda tudo bem! Estamos numa democracia, mas que cada um respeite a opinião do outro.
                                                                  Essa é a minha humilde opinião, não sou nenhum expert no assunto, mas tenho as minhas opiniões e convicções, e não faço cara feia para o sucesso de ninguém.
                                                                  Um abraço

                                                                  • At 2007.01.31 14:45, Bruno Alves said:

                                                                    Paulo, obrigado.

                                                                    Concordo plenamente, existe espaço para todos.

                                                                    Eu mesmo possuo um blog mais pessoal, onde meu foco não é ganhar dinheiro.

                                                                    Abraço

                                                                    • [...] | Categoria Sites, Blog | Tags blogblogs, Blogs, google, technorati Adicionar ao: Favorit0br | LinkBlog if (typeof window.Delicious == "undefined") window.Delicious = {};Delicious.BLOGBADGE_DEFAULT_CLASS = 'delicious-blogbadge-line'; [...]

                                                                      • [...] 1- carnaval é para todo mundo e blogs (não miguxas) são para poucos. 2- o que você vai blogar sobre o carnaval? “Lista de peitos à mostra”? “Melhores sambas enredo de todos os tempos”? “Problogger que é problogger mostra a serpentina”? 3- fantasias de carnaval não têm espaço para laptop, smartphone, ou qualquer coisa utilizada para blogar. Imagine você com seu blackberry balançando na cueca na avenida. 4- as mulheres poderiam ser mais afortunadas, já que poderiam guardar seu telefone no sutião/maiô/sei lá. O problema é que carnaval e mulher com sutião/maiô/sei lá não combina. 5- aliás, o que que você está fazendo na avenida? Vai parar nas laterais e enviar seu post? Ou vai se meter no meio da bateria e blogar escondido? 6- digamos que você aceitou o conselho anterior e ficou apenas na arquibancada. Agora você pode blogar sossegado, certo? Errado, espere para ver só a muvuca e o empurra-empurra que acontece quando uma câmera passeia por cima da arquibancada. Não tem Treo que aguente. 7- tá bom, vai de camarote então? Se liga, você acha que vão mesmo te deixar entrar com sua credencial de blogueiro? Até o Arnold Schwarzenegger já foi barrado, você com certeza não chega bem perto. 8- baile em clube? ter que participar de trenzinho e cantar aquelas músicas que existem desde sempre? Valha-me Deus. 9- quer aproveitar o carnaval para beijar muito? Esqueça. Problogger não beija na boca. 10- você acha que vai encontrar AQUELA gata para se esbaldar em luxúria? Se liga, vida de problogger não é conto de fada. E ainda é capaz de ela querer mostrar as “credenciais” para você. 11- mexeu com uma gatinha e descobriu que ela namora um armário? Esconda-se rapidinho antes que seja aberta a temporada de caça aos probloggers! 12- você acha que vexames de carnaval são a pior coisa do mundo? Muitos blogueiros não tem mínima vergonha na cara mas não é por isso que você deve dar show por aí. 13- sinceramente, fique em casa e faça um post por hora. Se você fizer isso de sábado até a quarta feira de cinzas, vai ter 120 posts, muita história para ser linkada e talvez até um início de LER. Só tome cuidado para não exagerar na dose e não começar a ser tornar um pós-blogger. [...]

                                                                        (Required)
                                                                        (Required, will not be published)