Piso salarial para blogueiros?

março 1, 2007 · Filed Under ProBlogger 
Charge: ONG Politicus

O Fábio perguntou qual seria o valor justo para o piso salarial de um blogueiro.

Numa época em que muito se discute sobre a ética da existência dos Probloggers, gostaria de levantar uma questão: Quanto é o valor justo para um blogueiro profissional ganhar com seu blog? Qual deveria ser o "piso salarial"?

Depende de quem estamos falando:

  • Dos colaboradores de um blog.
  • Do dono do blog.

Colaboradores de um blog:

Como ainda não existe uma regulamentação da profissão, fica complicado definir um piso salarial e a maioria dos casos que conheço se baseiam em um valor fixo, mensal, ou um valor por artigo escrito.

Nos dois casos não existem regras, ficam a critério das partes envolvidas e acho que deveria continuar assim, já que isso dá mais flexibilidade tanto para o dono do blog quanto para o colaborador.

A estipulação de um piso visa proteger trabalhadores em mercados inchados, onde o "patrão" teria maior poder de barganha na decisão.

Porém:

  • Não estamos em um mercado inchado, na verdade, quase não existem probloggers suficientes.
  • Os ganhos do dono do blog são diretamente proporcionais a qualidade do texto dos colaboradores, o que torna a relação muito mais equilibrada do que a maioria das relações tradicionais de trabalho prestação de serviço.
  • Com raras exceções os donos de blog não têm receita suficiente para bancar colaboradores, em regras mais fixas, como as empregadas nas demais relações deste tipo.

Na minha visão, pisos são prejudiciais, já que todos tendem a nivelar por baixo e cabe ao colaborador definir o quanto quer ganhar e ao dono do blog o quanto ele pode pagar, neste momento, a negociação tende a ser mais justa.

Dono de um blog:

Quando estamos falando de um problogger, em seu próprio blog, a visão de salário perde um pouco o sentido e passam a valer as regras de um empreendimento.

Você definirá seu piso e terá que batalhar para alcançá-lo.

A costumeira comparação entre o problogger e o jornalista é equivocada, o problogger, dono do seu blog deveria ser comparado com o dono da revista e não com o jornalista da mesma.

Não existe um piso salarial para donos de revista, tudo vai depender de quanto for investido no blog e no conhecimento do blogueiro.

Então, qual deve ser o piso?

Acho que esse não é o momento para termos um piso, pode ser que daqui 5 ou 10 anos isso seja uma necessidade, mas agora, só depende de cada um.

Como qualquer outra atividade, onde você é dono de seu nariz, você definirá o quanto vai gastar e ganhar com a atividade, um empreendimento como outro qualquer.

Não se enquadra nas regras básicas do trabalho assalariado, se enquadra na prestação de serviço ou empreendimento.

Portanto, nada de piso para os probloggers.

[bbl]Blog,Problogger,Salário,Emprego[/bbl]

Compartilhe e Guarde: These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Rec6
  • StumbleUpon
  • ueba
  • linkk
  • dihitt
  • linkloko
  • websapiens
  • linkto
  • Technorati
  • Simpy
  • del.icio.us
  • Blue Dot



Artigos Relacionados

Comments

15 Comentários

  • At 2007.03.01 10:44, Guilherme Nascimento Valadares said:

    Como colaborador oficial do BrPoint aproveito o fortuito momento para exigir ao caríssimo Sr. Meu Patrão Bruno Alves um plano dental e tickets alimentação.

    ;P

    Falando sério, ProBlogger é como qualquer outro empreendimento. Piso salarial só existe quando você é empregado.

    Se você for um ProBlogger independente, não tem piso, nem teto e nem janelas definidas. Cada um corre atrás do seu.

    Se você for um ProBlogger contratado, aí sim se trata de uma história completamente diferente.

    Uma pessoa com fundos - ou uma empresa, a Rede Globo, o SBT... - poderia facilmente montar um conglomerado de blogs, como a Gawker Media.

    Um exemplo, contrataria 4 ProBloggers com a missão de escrever 30 artigos mensais sobre um dado assunto. Um para escrever sobre games, um sobre fofocas, um sobre sexo e outro sobre tecnologia.

    Oferecendo algo em torno de R$1500 a R$3000 / mês. Total de R$ 6000 a R$ 12000 / mês. Isso supondo que ninguém vai se vender por menos de um piso de R$ 1500, que já não é grandes coisas, levando em consideração a especificidade do cargo.

    Se você tiver uma herança do papai na mão, preste atenção, essa é uma puta oportunidade de negócio.

    Abraço, pessoal

    Guilherme
    http://www.papodehomem.com.br

    • At 2007.03.01 20:42, Sergio Clemente said:

      Tranqilinho Bruno?

      Piso para problogger?

      Ideia interessante não né?

      Como um outro investimento de risco estamos sujeitos a ganhar cheques bem grandes do google, ou não.

      Qual seria os critérios que diferenciariam um problogger de um blogueiro normal?

      No teste do Cardoso eu estou como um problogger, no meu blog até tem uns anuncios e tal, mas o máximo que consegui lá são R$10,00 até agora :)

      Creio ser um problogger bem miudinho..

      É isso.

      FALOW !

      • At 2007.03.03 00:55, Bruno Alves said:

        Guilherme, faltou o vale-transporte ;).

        Essa idéia de uma rede de blogs é muito boa, já pensei nisso algumas vezes e acompanho os resultados do Interney Blogs.

        Porém, se essa rede for criada por alguém da mídia tradicional tem poucas chances de sucesso, já que trará todos os vícios da mesma e acabará com cara de jornal escaneado.

        Sérgio, o valor varia muito de uma pessoa para outra, não existe um valor X, a partir do qual você possa afirmar que é ou não problogger.

        Se você encara como uma profissão, já está no caminho, o valor será conseqüência do trabalho realizado.

        Abraços

        • At 2007.03.03 21:29, André Valongueiro said:

          Bruno, eu concordo contigo. Ainda não há como definir o valor de um trabalho como esse.

          Tanto se tem falado ultimamente sobre tornar-se problogger que isso já começa a me encher os olhos.

          Acho que o meu blog pessoal não seria algo muito lucrativo, visto ser bastante segmentado, mas a idéia de ser contratado para blogar para uma empresa ou corporação me parece bem atrativa.

          Ainda não vislumbro a possibilidade de que isso venha a acontecer, mas talvez estejamos no caminho certo. :)

          Grande abraço!

          • At 2007.03.04 13:53, Lucas Castro said:

            No capitalismo, praticamente as profissões são remuneradas a partir da responsabilidade ou nível de entretenimento.

            A partir do momento que um blog passa a formar opiniões, ele pode obter a responsabilidade. No caso da popularidae, o nível de entretenimento pode subir muito também, portanto acredito que não vale nem a pena em falar de piso salarial hehe.

            • At 2007.03.04 15:22, Alexandre said:

              Problogger é um serviço autonomo, não necessita de patrão, você é dono empreendor, e devido a isso fica impossível dizer qual o piso salárial.

              Quem sabe futuramente, com as grandes empresas da comunicação comece a contratar blogueiros a fixação do piso seja necessário. Mas isso vai demorar anos para acontecer.

              abração

              • At 2007.03.04 22:44, Bruno Alves said:

                André, essa é uma opção interessante, a procura por blogueiros por empresas deve esquentar, em breve.

                Lucas, bem observado, o próprio mercado se encarrega de aumentar a remuneração, conforme o aumento do alcance do blog.

                Alexandre, também acho que ainda é cedo para isso.

                Abraços

                • At 2007.03.05 01:06, José Antonio Meira da Rocha said:

                  Olá, Bruno!

                  Blog é só uma ferramenta de um veículo de mídia, a Web. Portanto, é um serviço jornalístico, cuja regulamenteção existe há mais de 30 anos.

                  Qualquer pessoa pode criar seu próprio blog e faturar com isto, mas se quiser empregar alguém, terá que se submeter à legislação que regulamenta o trabalho de jornalista, assim como quem quiser vender imóveis terá de se submeter à legislação dos Conselhos de Corretores de Imóveis, ou quem quiser trabalhar com Direito terá que se submeter à legislação da categoria.

                  No entanto, na legislação de jornalismo existe a figura do colaborador de um veículo, para quem escreve eventualmente.

                  • At 2007.03.05 11:19, Bruno Alves said:

                    Olá José,

                    desculpe, mas não vejo qualquer relação entre a atividade de blogar com o jornalismo.

                    Existem blogs que o teor lembra o jornalismo? Sim, existem, mas são apenas uma parte.

                    Se pensar que qualquer pessoa que passa informações como um jornalista, então não só os blogs, mas tudo é jornalismo.

                    De uma forma ou de outra, estamos sempre passando informação, seja através de campanhas publicitárias, seja através de blogs, seja através de jornais etc...

                    Não me considero um jornalista e não escrevo em um jornal.

                    Sou um blogueiro e escrevo em um blog.

                    Apesar de algumas similaridades com a atividade jornalística, as diferenças são enormes.

                    Abraço

                    • At 2007.03.05 11:22, Guilherme Nascimento Valadares said:

                      O site do The Wall Street Journal fez um perfil da profissão de blogger. O artigo demonstra não só o reconhecimento que a nova carreira alcançou, mas também mostra que é uma tendência que veio para ficar.

                      • At 2007.03.05 11:23, Guilherme Nascimento Valadares said:

                        O link não saiu no comentário acima, então estou reenviando:
                        http://online.wsj.com/public/article/SB117072031237598933-Vs4UO6_axDVFYEZ86E1jr8GmkAE_20080206.html?mod=rss_free

                        =D

                        • At 2007.03.05 14:26, André Valongueiro said:

                          Bruno, então que essa demanda por blogueiros por parte das empresas e corporações comece a surgir rapidamente.

                          Ainda não conheço ninguém em nossa blogosfera que tenha esse tipo de atividade. Você conhece?

                          Quanto a relação entre blogueiros e jornalistas eu compreendo que "cada coisa é uma coisa", mas acredito que a profissão mais próxima que temos atualmente do chamado problogger seja o jornalista.

                          É verdade que muitos jornalistas que escrevem para veículos online não possuem o mínimo "jeito" para escrever em blogs e se "comportar" como um blogueiro, mas isso deve mudar com o tempo.

                          Sou formado em jornalismo, nunca pensei em escrever para um veículo online mas atualmente possuo a idéia fixa de trabalhar profissionalmente como blogger, caso uma oportunidade futura venha a surgir.

                          Acredito que mais profissionais de jornalismo com esse perfil devem surgir nos próximos anos.

                          Grande abraço!

                          • At 2007.03.06 00:08, ceila santos said:

                            concordo plenamente. Afinal é esta liberdade que torna a blogosfera tão rica e bastante superior ao jornalismo tradicional. Parabéns!

                            • [...] um piso salarial para os blogueiros? Esta pergunta, colocada despretenciosamente pelo BrPoint pode ensejar uma série de outras perguntas. Qual a natureza jurídica de um blog? É um diário [...]

                              • At 2007.03.06 11:19, Bruno Alves said:

                                André, não deve ser uma coisa que aconteça de um dia para o outro, se nos Estados Unidos a coisa está demorando para pegar (para o padrão deles), aqui deve demorar mais ainda.

                                Acho que um ano e meio ou dois até começar a ser uma coisa comum.

                                Para quem pretende trabalhar como blogueiro contratado, recomendo a criação de um blog com assuntos mais voltados para o lado corporativo, para ter o que mostrar em uma entrevista ;).

                                Acho que o problogger está mais para o dono do Jornal do que para o jornalista.

                                Ceila, não diria superior, somente diferente.

                                São focos diferentes e responsabilidades diferentes, mas acho que cada um tem seu lugar.

                                Abraços

                                (Required)
                                (Required, will not be published)