Ser o primeiro ou pesquisar melhor? | BrPoint


Publicidade 

Ser o primeiro ou pesquisar melhor?

Um dos mantras, repetidos a exaustão, pelos adeptos do Link Baiting é:
Seja o primeiro a publicar uma notícia

Falar sobre assuntos, antes dos outros, ou na efervescência dos mesmos, tende a garantir um número razoável de links e pode ajudá-lo bastante em sua estratégia de SEO.

Mas, várias vezes, me pergunto, o que seria melhor ser o primeiro ou pesquisar mais e oferecer uma informação melhor?

O Fábio, fez essa pergunta, há algum tempo e reproduzo meu comentário na época:

Já perdi o timing de alguns posts preocupado em escrever textos com informações minimamente apuradas. Nunca me arrependi por isso.

Essa discussão ocorreu há quase um ano, mas continuo com a mesma opinião.

Muitas vezes, acabo perdendo a onda, para poder entregar informação ao invés de dados.

Perder o tempo da notícia, faz com que a mesma não tenha o impacto que poderia ter, por mais bem escrito que seja o artigo.

Na blogosfera americana, estima-se (desculpem, não lembro onde li) que uma notícia fica velha em 36h, no Brasil, deve levar um pouco mais que isso, haja visto que ainda recebo visitas de pesquisas por notícias do ano passado.

Quando perco o tempo e vejo artigos, que me deram muito trabalho para serem produzidos, sendo perdidos no meio dos arquivos do blog volto a me perguntar se essa estratégia é realmente boa.

Seria, realmente, uma boa estratégia, escrever assim que se tem a notícia, mesmo que não exista tempo hábil para digerir de forma correta a informação e se arriscar a cometer erros, ou, o melhor é mesmo se arriscar a perder o tempo da notícia para fazer uma pesquisa mais apurada sobre o assunto?

As duas estratégias possuem riscos e vantagens.

Publicar antes:

  • Vantagens
    • Gera maior impacto
    • Consegue mais links
    • Não precisa ir tão a fundo no assunto
    • A produção dos textos gera menos trabalho
  • Desvantagens
    • Risco maior de escrever besteira
    • Risco de credibilidade

Publicar depois:

  • Vantagens
    • Produzir textos mais embasados
    • Diminui a chance de errar
    • Pode incluir um material mais abrangente
    • Menor risco de credibilidade
  • Desvantagens
    • Mais trabalho para criar os textos
    • Risco de perder o tempo
    • Não gera o mesmo impacto

Colocando tudo isso na balança, não consigo chegar a um veredito final do que seria mais vantajoso.

Hoje faço minha escolha, baseado na experiência e gosto particular, mas gostaria de ter uma resposta real para essa questão.

O que você acha melhor?
Publicar antes ou pesquisar mais?
[tags]Publicar,Velocidade,Primeiro[/tags]

Compare Preços de: Camera Digital, MP3 Player, iPod, Celular, Livros, CD, DVD, Monitor, TV, Notebook, Wii, PS2, PS3

Compartilhe e Guarde: Esses links facilitam a inclusão deste artigo nas redes sociais. Compartilhe.
  • Rec6
  • StumbleUpon
  • ueba
  • linkk
  • dihitt
  • linkloko
  • websapiens
  • linkto
  • Technorati
  • Simpy
  • del.icio.us
  • Blue Dot

Artigos relacionados







54 Comentários »

Comentário por Thiago Mobilon Recebendo notificações por e-mail
2007-06-05 12:07:20

Questão complicada essa hein..

Não podemos deixar de citar também que ao publicar uma notícias depois, muita gente irá bater o olho no título apenas e pular para a próxima, apenas por não aguentar mais ler sobre essa notícia.

Acredito que isso possa também prejudicar a credibilidade do blog..

 
Comentário por Armando Fontes ::)
2007-06-05 12:49:36

Bruno, acho que tudo depende do tempo de "perecividade" da sua notícia.

Como o Thiago ai em cima muito bem lembrou, todo mundo passa só o olho e pensa com os botoes "uhmmm notícia velha, saco..."

Lembro que o diferencial da mídia blog, sempre sugerirá velocidade. Erros são comuns, e não são o fim do mundo, estamos diante de uma ferramenta de fácil edição/correção. Não é o mesmo que errar numa revista e só pedir desculpas ao leitor na proooooooooxima edição.
Então aproveitemos o potencial da ferramenta. Eu prefiro ser rápido.

 
Comentário por Pedro
2007-06-05 13:08:52

A minha opinião resumida
Publicar antes:
- Pouco conteúdo/opinião, e logo
- Maior impacto a curto prazo.
- Perde o interesse rapidamente.
- Bom para sites recentes e caça paraquedistas
Publicar depois
- Mais conteúdo/opinião
- Mais visitas a longo prazo
- Maior tempo de vida
- Bom para sites com algum status

Alguém concorda?

 
Comentário por Leo Baiano
2007-06-05 13:09:23

Recentemente escrevi um post em meu blog com 5 dicas para ganhar mais links e uma delas era exatamente ser o primeiro a escrever.

Creio que nunca teremos uma resposta exata de qual delas é a melhor estratégia (escrever primeiro ou pesquisar) pelo simples fato de que não existe "a melhor" e sim a melhor aplicada a...

Creio que depende muito do foco, se o blog é apontada para um público mais exigente com certeza deve esperar um pouco mais e pesquisar antes de escrever sobre um assunto novo mas se teu alvo são leitores interessados simplesmente na noticia vale a pena postar assim que receber a noticia.

Eu por exemplo costumo pesquisar antes de postar mais faço isso de forma rápida e não me aprofundo muito no assunto então posso me considerar no grupo daqueles que preferem ser o primeiro a postar a noticia, se você for do mesmo grupo e conseguir postar algo primeiro que eu tem grandes chances de ser linkado no meu texto, mas se você for pesquisar e eu terminar postando primeiro não te linkarei.

Bom, o assunto é vasto espero que a discussão seja boa.

 
Comentário por Pedro Villalobos
2007-06-05 13:20:40

Ser o primeiro é sempre bom, mas acho que a credibilidade conta mais. Talvez unir os dois mundos seja uma boa, um bom texto com pesquisa feitos "rapidamente".

Não ser o primeiro não significa necessariamente ser o último e se você tiver credibilidade, com certeza o seu texto vai render mais que os outros escritos às pressas

 
Comentário por Gustavo Montes Recebendo notificações por e-mail
2007-06-05 13:22:28

Pesquisar primeiro sempre... primeiro porque notícia pela metade é notícia ruim. Segundo que sem confirmar a informação você pode estar apenas espalhando um boato.

 
Comentário por Bender
2007-06-05 13:43:48

Publicar rápido e editar depois.

 
Comentário por Danilo
2007-06-05 13:52:52

As informações passadas tem sempre que estarem corretas. A internet com a Google e RSS permite acesso a vários sites em questão de minutos então não deveria demorar tanto para publicar uma notícia (mais que 24 horas).

Então, pesquise bem antes e publique o mais rápido possível. Caso haja mais informações, publique outro post com as informações corretas e atualizações.

Discordo do Bender, editar depois não é tão bom assim pois seus leitores não vão saber que houveram modificações, publique outro post mesmo e se houver erros seja homem gradinho para reconhecê-los, todos cometem erros. :)

 
Comentário por Rodrigo Flausino Recebendo notificações por e-mail
2007-06-05 13:54:07

Usar as duas estratégias pode ser interessante. Algumas notícias é bom postar rapidamente, já que normalmente estamos entusiasmados com certa notícia. E aí o texto é criado com mais facilidade (como você mesmo postou nas vantagens).

Mas para artigos complexos, pesquisar mais pode ser ideal, já que num artigo comum o autor normalmente não tem pressa em publicar. Então ele pode trabalhar melhor o texto, enriquecendo com imagens e citações (como se fosse um artigo científico).

 
Comentário por Mauro Amaral Recebendo notificações por e-mail
2007-06-05 13:54:47

Prefiro o reflexo à reflexão, sempre. Mas acho que existem assuntos que ficam mais vulneráveis a uma postagem mais imediata e outros à pesquisa.

Acho que a grande questão é não perder o prazer de blogar. Seja "uma rapidinha"...ou seja uma mais embasada...

 
Comentário por Villas Recebendo notificações por e-mail
2007-06-05 14:33:13

Caro Bruno:
Vivemos na época da informação e não da formação. A maioria dos novos profissionais acreditam que a sua intuição é suficientemente boa para tomar decisões com base em poucos dados. E o mercado aceita isso.
No entanto, acredito que sempre haverá espaço para os interpretadores, aqueles que definem estratégias à médio e longo prazo.

 
Comentário por Venicios Recebendo notificações por e-mail
2007-06-05 14:42:11

Ser criador de matérias e copiar matérias é algo totalmente diferente. Escrever um artigo e melhorar um artigo é outra coisa...

Acredito que ser formador de opnião é mais considerado do que ser influenciado por elas...

A grande maioria dos probloggers fazem a segunda opção... Geramente são Formadores e não copiadores (salvo as ascessões).

Como dito acima, existem os prós e os contras...

Vamos fazer o seguinte, pegar um pouco da desvantagem de cada um e comparar com a vantagem de cada um? Quem vence?

Acho qeu o primeiro vence...

Como alguém já disse: o Jornal de de Hoje é um embrulho do peixe de amanhã...

Isso eu acho...

 
Comentário por Alexandre Fugita
2007-06-05 14:45:25

Bom, se for uma notícia de alto impacto e vc viu que ninguém publicou ainda, acho que vale ser o primeiro. Mas mesmo assim o ideal é fazer algo no mínimo elaborado e não apenas três linhas só pra dizer que foi o primeiro.

Já tive situações em que fui o primeiro a divulgar, no Brasil, uma notícia no meu blog. Foi ótimo. Mas sempre, mesmo escrevendo na pressa, tentei colocar o máximo número de informações úteis.

Mas em geral não sou tão rápido e às vezes demoro pra tratar de um assunto. Nestes casos o ideal não é criar um título só com a notícia e sim algo que seja entendido que aquilo é uma análise daquela notícia. Tem da do muito certo.

Abraços!

 
Comentário por Tiago Rafael Recebendo notificações por e-mail
2007-06-05 15:11:38

Uhn.... :S
Acho que isso vai depender do assunto e do impacto que ele vai causar.
Cada assunto tem o tempo e dedicação que ele merece.

Exemplificando...

Se surgisse outro caso cicarelli, dessa vez com um Big Brother... eu iria publicar até antes de ler tudo o que aconteceu. E iria editar o post na medida que eu fosse pesquisando sobre o assunto.

Mas quando for tratar de um assunto mais sério, mais didatico, creio que o melhor a se fazer é uma boa pesquisa antes de postar. Garantindo assim uma credibilidade maior com o leitor.

Penso assim...

 
Comentário por Pedro Recebendo notificações por e-mail
2007-06-05 16:21:32

muito boa a matéria...
causou polemica...
eu acho importante o conteudo, mas tambem a rapides, se vc cata uma noticia tipo...
As Torres gêmeas cairam... não fará nenhum impacto, mas... veja tudo sobre as torres gemeas, como aconteceu,quem foi. etc...
depende muito do estilo do site e do tema retratado.

 
Comentário por Lu
2007-06-05 18:18:56

Não tenho técnica pra isso (meu, não tenho técnica para nada :P ), acabo seguindo a minha própria empolgação, a minha vontade em dar logo a notícia quando a considero interessante para o público do blog.

Agora, quando o caso é batido e rebatido pela blogosfera, mesmo que me interesse, só publico se puder agregar algum valor, e geralmente isso toma algum tempo de pesquisa e redação.

 
Comentário por Bruno Alves
2007-06-05 19:11:45

Thiago, esse é exatamente o efeito de perder o tempo da notícia, você escreve um texto que deu bastante trabalho para que ele acabe sumindo.

Armando, é um ponto de vista interessante, o maior problema é que não existe este tipo de estudo para o Brasil, quando podemos dizer que a notícia é velha?

Pedro, mais ou menos, a visitação no longo prazo, nem sempre é verdade, se o seu texto, por melhor que seja, não seja lido (e linkado) por ninguém, ou a matéria perder o sentido.

Leo, é exatamente do que estou falando, quem escreve depois, corre o risco de não conseguir mais link de ninguém, e quem escreve antes pode acabar desagradando o público.

Pedro, é mais ou menos o que tento fazer, mas muitas coisas ficam com uma perna que precisa de um estudo maior, as vezes, até criar algo para poder testar e isso toma tempo.

Gustavo, esse é o grande risco para a credibilidade, acabar escrevendo sobre uma coisa falsa.

Bender, como ficam os leitores (fiéis)? Essa estratégia tem funcionado?

Danilo, também prefiro criar um novo artigo. Quanto a demorar, foi o que disse acima, as vezes, coisas precisam ser testadas para serem comentadas de forma coerente.

Rodrigo, essa estratégia, talvez, funcione melhor em blogs diferentes, mas em um mesmo blog pode criar insatisfação nos dois públicos que vai gerar. Já usei essa estratégia no BrPoint e acabei removendo.

Mauro, excelente analogia. E se alguém perder o prazer de blogar, melhor mudar de ramo :).

Villas, concordo, mas eu as vezes sinto falta da formação, o problema é gerar os mesmos resultados, quando passa a onda.

Venicios, não estou falando de cópia, mas sim de conteúdo original sobre assuntos que estão ocorrendo e até que ponto devemos nos apressar para emitir uma opinião ou aguardar para ter mais base para falar.

Alexandre, concordo. Como você avalia o impacto da notícia, feeling?

Tiago, essa segmentação por tipo de notícia pode ser interessante, mas acha isso válido dentro de um único blog?

Pedro, as vezes fica difícil associar as duas coisas, em muitos casos temos que optar por uma situação ou outra, nessas horas que complica.

Lu, não há problemas em não ter técnicas, isso não deixa de ser uma técnica :). Queria fazer um apanhado de preferência.

Abraços

 
Comentário por Tiago Rafael Recebendo notificações por e-mail
2007-06-05 19:52:50

É Bruno, tem esse detalhe ... a segmentação por tipo de notícia...em um único blog.

Uhn, talvez a solução seja ser bem rápido na pesquisa pra postar. E se necessário atualizar depois... meio complicado isso.

 
Comentário por André Pessoa
2007-06-06 00:05:00

O primeiro lugar onde eu li a data oficial de lançamento do iPhone foi no feed aqui do BRPoint (eu tenho o costume de sempre visitar o blog quando eu vejo uma nota no feed que me interessa). No entanto, a nota estava tão mal escrita e cheia de erros que eu, enquanto leitor, me senti enganado. Isso é um exemplo bem eloqüente sobre o quanto a pressa em publicar pode atentar contra a credibilidade de um blog.

Mas o maior problema da sua pergunta, Bruno, é que ela só tem validade para quem está buscando fazer um blog com a maior audiência possível, e não necessariamente um blog de qualidade. Um autor de qualidade fala do que é original e diferente, e não daquilo que é ou vai virar moda, repetido ad nauseum por aí. Um autor de qualidade cria a sua própria pauta, ao invés de seguir uma pauta alheia. Se você perguntar a um Alex Castro ou a um Pedro Doria ou a um Paulo Polzonoff Jr. se eles preferem escrever antes ou escrever com mais profundidade depois, eles vão dar de ombros, pois isso é irrevelante para eles: o que eles escrevem permanece original e instigante, seja de que jeito foi colocado lá, pois os assuntos que eles tratam e especialmente a abordagem deles não pode ser imitada.

O problema que eu vejo na maioria dos blogs daqueles que se intitulam "probloggers" é a atitude meramente "repercutitória", de falar o que todo mundo está falando, para tentar pescar uma parte da audiência que pode estar interessada naquele assunto. Pra um leitor exigente, isso acaba não interessando, e o leva, com o tempo, a desassinar os feeds.

Então, respondendo à sua pergunta: se o que a pessoa quer é ter um blog com a maior audiência possível, o melhor é falar sobre os assuntos da moda, postando antes mas editando os posts à medida que consegue mais informação. Mas se a pessoa quiser ter um blog de qualidade, não precisa se preocupar com isso; basta escrever sobre aquilo que ela domina muito mais do que a média, e assim os posts terão imensa validade mesmo se escritos antes ou depois

 
Comentário por André Pessoa
2007-06-06 00:46:01

Cara, você acha certo fazer isso que você faz, de moderar os comentários sem avisar para os comentadores? E, pior ainda, você configurou o blog para que o comentário apareça normalmente para a pessoa, ou seja, ela acha que comentário já foi publicado, no entanto ele está aguardando moderação e não será visto pelos outros internautas. Eu acho a sua atitude uma grande sacanagem, no pior sentido da palavra. Eu sei que essa não é a configuração padrão nem do Wordpress nem de sistema algum.

Observe que eu acho que o autor do blog tem todo o direito de moderar os comentários, mas tem que avisar, oras. Eu conheço gente que não comenta em blogs se o comentário estiver moderado, e isso é o outro lado da moeda do direito do blogueiro. O comentarista também tem direitos (pelo menos o de saber o que será feito com o comentário dele). Do jeito que você colocou a sua configuração, você está enganando quem comenta.

E eu, que tenho muita vivência com computadores e internet, só descobri isso por acaso, quando enviei o link para um conhecido dizer o que achou do meu comentário, e ele me disse que não o viu. Eu só consegui enxergar a pegadinha quando troquei de browser. Muito feio isso.

 
Comentário por Bruno Alves
2007-06-06 01:20:09

Caro André,

minha configuração é de liberar os comentários automaticamente.

O Akismet que de vez em quando resolve moderar algum comentário.

Lamento que só possa imaginar ser uma sacanagem e não um possível problema ou engano de um sistema.

 
Comentário por André Pessoa
2007-06-06 03:43:45

Pois eu lamento que você queira colocar a culpa no sistema, quando a culpa na verdade é sua. Eu comento em inúmeros blogs que usam o Akismet, muitos com moderação, e nenhum deles jamais configurou o plugin para dar a impressão que o comentário foi publicado, sem aviso. Eu lamento também o tempo que eu perdi escrevendo algo para lhe dar um toque. Bye.

 
Comentário por Alexandre Fugita
2007-06-06 04:14:39

Bruno,

Como leio muita coisa, muita coisa mesmo, fica "fácil" saber quando um assunto é quente. NA verdade acho que é feeling mesmo. Qdo sei que quero escreve sobre aquilo, o post já aparece inteirinho na minha mente, hehehe!

André,

Acho que vc exagerou no seu questionamento. Pra vc ter uma idéia, spam em comentários é tão grande (tive 60 mil spam em 10 meses de blog) que são necessárias várias medidas para bloqueá-los. E isso acaba pegando alguns que não são spam, falsos-positivos. Acontece às vezes, faz parte do jogo.

 
Comentário por Lucas Castro
2007-06-06 08:38:49

Bruno,

vi que a receptividade do pessoal foi grande pra discutir esse assunto ;D

Eu acredito que não devemos nos tornar escravos do tempo sabe. Diria até que existem blogs que realmente são focados em notícias e, estes sim, devem correr atrás do tempo.

No caso de blogs de opinião, conteúdo, quando surgir a oportunidade, este, deve aproveitar e depois editar com um update ou quem sabe até postar uma nova entrada com mais informações fazendo um link recíproco entre as notícias.

Falando particularmente agora, eu não tenho pressa em publicar textos até porque procuro me concentrar na opinião e não em trazer novidades. Quanto mais eu ler sobre o fato, teoricamente, melhor será o texto que vou produzir, pois poderei juntar vários pontos de vistas diferentes...

Fico com o Alexandre Fugita, é feeling e se um dia surgir uma oportunidade, aproveitar.

 
Comentário por Bruno Alves
2007-06-06 11:31:43

André, eu não fiz nada disso, todos comentam por aqui sem problemas, não sei o que aconteceu no seu caso.

É uma pena que você ache, segundo suas próprias palavras, que eu queira te sacanear, qual motivo eu teria para isso?

Alexandre, também faço isso, só queria confirmar ;).

Lucas, esse assunto é bem interessante, sim, querendo ou não, é bom definir uma estratégia para ter foco, mas concordo que não precisa ser uma regar.

Abraços

 
Comentário por Paulo Villela
2007-06-06 11:48:34

As duas opção são importantes...
O que vai contar é a sua percepção em definir qual opção é a mais recomendável para o assunto determinado.
abs

 
Comentário por Bernard De Luna
2007-06-06 12:32:41

isso é o que chamamos de dilema
s. m.,
argumento que apresenta duas proposições contrárias e condicionais, deixando-se a alternativa ao contraditor ou adversário mas com as quais fica ele vencido ou convencido seja qual for a sua escolha;
fig.,
situação embaraçosa, entre duas soluções fatais, mas ambas difíceis ou penosas.

:::MEU PENSAMENTO::::
Acredito que você pode lançar uma matéria, e a partir daí fazer um post depois mais rebuscado comentando a matéria de lançamento, assim como Guy Debord fez um artigo sobre a sociedade de espetáculo, e com o mudar da sociedade fez um outro comentando a sociedade de espetáculo.

Vc garante um apoio para o seu 1 texto e mais visitas para o determinado assunto, além de uma melhor indexação das palavras nos mecanismos de busca

 
Comentário por Tiago Rafael Recebendo notificações por e-mail
2007-06-06 12:36:34

O Askimet barra alguns comentários mesmo. Já aconteceu isso comigo.

 
Comentário por Bruno Alves
2007-06-06 14:21:15

Paulo, é o que acabamos fazendo, mesmo :).

Bernard, exatamente, os dois lados têm vantagens e desvantagens, o complicado é achar a hora certa para encaixar cada um.

Tiago, isso é verdade, não tenho gerência sobre o que o Akismet modera ou não, por mim, todos os comentários seriam aprovados, com exceção do spam.

E é exatamente assim que está configurado meu wordpress.

Só fico triste com essa mania de achar que os outros estão sempre querendo "sacanear".

Logo eu que faço questão de responder a cada comentário, individualmente.

Não me lembro de quase nenhum blogueiro que receba o mesmo número de comentários que eu que faça isso.

Mas não dá para agradar todo mundo, mesmo que o erro não seja seu sempre terá alguém que o culpará.

Abraços

 
Comentário por Guilherme Nascimento Valadares Recebendo notificações por e-mail
2007-06-06 20:07:38

Bruno, texto excelente, até porque me fez questionar o post recente que fiz aqui, sobre o iPhone. A informação sobre o lançamento foi bem rápida e continha dados relevantes para quem estava acompanhando o assunto.

No entanto, acabei publicando um dado errado, sobre o telefone ser dual-band, quando na verdade é quad-band. A confusão foi feita por um erro de interpretação no documento do FCC. Felizmente, o Felipe Cipriano me corrigiu e fiz o update no próprio artigo.

Ao contrário do que o André mencionou no comentário dele, não havia outros erros.

Pesando a balança, sou a favor de publicar a notícia rapidamente, mas só incluir dados que sejam 100% certos. Se tem apenas duas linhas de informação confirmada, publique duas linhas.

Agora o erro é algo a que todos estamos expostos, tanto que o Engadget comprovou isso ao publicar uma informação falsa que custou um puta prejuízo à Apple.

Abraço,

Guilherme

ps: e sobre a questão dos comentários, cansei de ver o Akismet censurar comentários legítimos em vários blogs, é super normal

 
Comentário por Bruno Alves
2007-06-06 20:57:51

Guilherme, eu gostei do texto do iPhone, apesar de achar que não vá comprar um :).

O seu comentário, mesmo, acabou de ser barrado pelo Akismet, mesmo você sendo autor aqui.

Abraço

 
Comentário por Guilherme Nascimento Valadares Recebendo notificações por e-mail
2007-06-06 21:40:40

O Akismet tá de marcação comigo, Bruno, só pode! ;D

Sobre o iPhone, vou esperar até meu Adsense começar a render uns U$100 por dia antes de encomedar o meu. hahahhaha

 
Comentário por Bruno Alves
2007-06-06 21:56:10

espero que isso aconteça logo :).

Abraço

 
Comentário por Bernard De Luna
2007-06-08 09:16:51

prefiro ter o microsoft surface e um tijolão no bolso.. do que só um iphone :)

 
Comentário por Ostrock
2007-06-08 11:20:41

Eu sempre perco a novidade para pesquisar um pouco melho, informação apenas não é nada, informação com qualidade e veridica é o que realmente importa.

 
Comentário por Alessandro Martins Recebendo notificações por e-mail
2007-06-09 11:36:07

Existe uma história que, na minha opinião, ilustra esse ponto:

Um touro mais velho e um touro mais novo olhavam diversas vacas do alto de um morro.

- Ei - disse o touro mais novo - Vamos descer lá correndo e pegar uma vaca.

- Não - disse o touro mais velho - Vamos descer andando e pegar todas.

 
Comentário por Bruno Alves
2007-06-11 14:00:03

Bernard, por enquanto, também, fico com meu E-62 só queria uma câmera e interface por caneta nele, seria perfeito ;).

Ostrock, isso é verdade, mas há um porém falar muito depois que a notícia aconteceu pode passar despercebido o que joga todo seu trabalho por água a baixo.

Alessandro, a teoria é interessante, mas a internet é rápida demais, pode ser que na hora que chegarem, já não tenha mais vaca nenhuma para pegar ;).

Abraços

 
Comentário por Alessandro Martins Recebendo notificações por e-mail
2007-06-11 14:04:57

Bruno... já viu o tamanho desse pasto? Tem vaca pra todo mundo... :-) E, depois, não precisa pegar todas. Bastam as melhores e as mais bem pegadas. Rs.

 
Comentário por Guilherme Nascimento Valadares Recebendo notificações por e-mail
2007-06-11 14:06:22

Alessandro, tô rindo até agora com a história dos touros - que pode até não ser a melhor pra internet, mas tem tudo a ver com as mulheres -, onde você aprendeu essa??

Abraço

 
Comentário por Alessandro Martins Recebendo notificações por e-mail
2007-06-11 14:21:37

Ah, Guilherme... coisa de meu pai. Ele nem deve lembrar que me contou isso... Abraços!

 
2007-06-11 14:52:41

[...] Ser o primeiro ou pesquisar melhor? [...]

 
2007-06-12 10:25:48

[...] Alves escreveu em seu blog sobre a escolha entre escrever primeiro ou pesquisar mais sobre um assunto. Obviamente, na velocidade com que as coisas acontecem na internet há uma série de pontos [...]

 
Comentário por Bruno Alves
2007-06-12 12:23:06

Alessandro, tem razão, o pasto é bem grande, mas existem muitos bois e poucos donos de fazenda :D.

Abraços

 
Comentário por Alessandro Martins Recebendo notificações por e-mail
2007-06-12 12:45:27

Rs... se é para seguirmos nos comparativos engraçadinhos também podemos dizer que existem muitos bois - cujo destino é o matadouro - e poucos touros - cujo destino, pelo menos antes da inseminação artificial, era um pouco de diversão... :-) Abraços!

 
Comentário por Bruno Alves
2007-06-12 16:58:09

Sou péssimo nesse tipo de associação, mas concordo que Darwin é implacável.

Abraço

 
Comentário por Guilherme Nascimento Valadares Recebendo notificações por e-mail
2007-06-12 17:09:59

Pronto, agora o BrPoint trata de Problogging, Tecnologia, Internet e Pecuária.

hahahahahaha

 
2007-06-16 10:20:52

[...] Seria interessante bater esses dados com números de alguma noticia que eu venha a escrever com foco nos paraquedistas para poder fazer uma relação com os números e chegar a uma possível resposta a pergunta do Bruno Alves: é melhor escrever logo ou pesquisar mais? [...]

 
Comentário por João Varella Recebendo notificações por e-mail
2007-06-25 23:58:09

As duas coisas. Dá para sair na frente e ir agregando dados. Google abençoe os textos flexíveis do mundo digital.

Pelo menos assim faço eu.

 
Comentário por Bruno Alves
2007-06-26 15:09:59

João, apesar de ser uma estratégia válida, não sou fã de ficar alterando textos, depois de publicados.

Abraço

 
Comentário por João Varella Recebendo notificações por e-mail
2007-06-30 11:48:46

Também concordo que alterar textos é meio golpe baixo. Mas tu pode agregar no final um "Edit data tal", explicitando que o texto foi alterado. Ou, se não, outro post, com links de onde o assunto vem sendo tratado.

 
Comentário por Bruno Alves
2007-07-02 01:52:19

João, eu prefiro fazer um novo texto, informando que o anterior precisa de atualização. Me parece mais correto.

Abraço

 
2007-07-06 20:57:08

[...] mais do que um simples artigo a dizer: “hey, saiu o iPhone“. Se isso é bom ou mau é discutível mas pronto, é assim a vida… Este texto, então, vai ser uma compilação de links sobre tudo [...]

 
2007-11-07 01:22:55

[...] de cara lembrei de uma discussão antiga, iniciada pelo Bruno Alves, sobre Postar logo, seguindo a risca os mandamentos do LinkBaiting, ou [...]

 
Comentário por lucas
2008-01-28 09:10:14

Asteróide não colidirá com a Terra mas, satélite sim.

Por Yeltsin Lima em January 28th, 2008

Um satélite espião americano perdeu a força e a propulsão e poderá colidir com a Terra entre fevereiro e março. O satélite que não pode ser mais controlado pode conter materiais químicos perigosos. E ninguém sabe em que local ele irá colidir.

Dizem que estão monitorando a situação. Segundo o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional (dos Estados Unidos), diversos satélites já saíram de órbita e já caíram na Terra. Chegaram a comentar se o satélite poderia ser derrubado por um míssil, porém ele disse que não era hora de comentar sobre isso.

 
Nome
Email
Site
Seu Comentário (menor | maior)
Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> e [CODE] [/CODE] em seu comentário.