Vi no TNow e em O Fim da Várzea, o ranking do Rec6 para o início deste ano, para minha surpresa, o BrPoint está em 5º lugar em tecnologia.
Como parei de escrever sobre tecnologia e não envio meus artigos para o mesmo (com raríssimas exceções), achei estranho figurar entre os primeiros e fui verificar no site.
Para minha surpresa, todos os links do Rec6 usam o nofollow.
Navego sempre com as extensões para SEO do Firefox ativadas e uma das funcionalidades das mesmas é marcar todos os links que usam nofollow com um fundo vermelho.
Como podem ver na imagem abaixo, os links para as notícias estão com nofollow.

Para tirar a dúvida, se isso não é uma "prática de mercado", resolvi fazer a mesma coisa no Digg:

Como podem ver, o Digg não adota esta prática.
E daí?
Os motivos que levam a utilizar o nofollow são:
Estamos falando de um site que recebe inúmeros links de diversos sites que depois são votados pelo seu público para decidir quais vão parar na primeira página.
Então, como eles podem não confiar nos sites votados pelo seu público e que, efetivamente, justificam sua existência?
Portanto, não faz sentido um site desses utilizar o nofollow, a não ser que a intenção seja reter PageRank.
Eu adoro o Rec6 e a equipe que cuida dele, mas isso é uma tremenda bola fora.
Colocar o nofollow nos links que estão sendo enviados, até seria justificável, mas nos que chegaram a primeira página não.
RSS feed para os comentários deste artigo.
Desculpe, mas os comentários para este artigo estão fechados.
12/junho/2007 at 16:22
Olá Bruno
Tudo bem ?
Aqui é o Renato do Rec6. Gostei bastante do seu post, pois você tem razão no que está dizendo. Nossa preocupação número um, como sempre alegamos, é trazer notícias relevantes para o usuário. Nessa ótica, links inseridos simplesmente para aumentar pagerank não eram vistos com bons olhos por nós e por isso resolvemos adotar o nofollow, mais ou menos como decidiu o Wikipedia. Entretanto, sua sugestão é muito melhor, colocar o nofollow apenas nas notícias sendo inseridas e que não estão na capa. Não tem porque não linkar notícias que estão na capa, já que foram nossos próprios usuários que as elegeram.
Por esse motivo, sua sugestão foi acatada prontamente por nossa equipe.
Um grande abraço
Renato
12/junho/2007 at 16:35
Mais um vacilo do Rec6. Por isso parei de usar o serviço há tempos. =/
12/junho/2007 at 16:50
Faz alguns meses q eu desisti do Rec6. Só ouço falar mal das figuras.
12/junho/2007 at 16:56
Mas acho que eles estão tentando melhorar. Quando ele abria as notícias num frame alguém reclamou daí tiraram. O serviço tá começando e evoluindo e erros sempre haverão. Não devem ter feito de má fé.
12/junho/2007 at 17:02
Renato, é por essa flexibilidade e vontade de fazer um site cada vez melhor, que continuo apostando no Rec6.
Celso, eu gosto, apesar de algumas falhas, não tenho motivos para deixar de usar, no geral é de longe o melhor nacional.
Bender, realmente existem alguns problemas, mas não conheço alternativa melhor e a equipe deles está sempre tentando acertar.
Abraços
12/junho/2007 at 17:03
Hener, exatamente, foi o que eu disse acima, esse é o motivo de eu continuar usando o serviço.
Abraço
12/junho/2007 at 17:25
Interessante:
“Nessa ótica, links inseridos simplesmente para aumentar pagerank não eram vistos com bons olhos por nós e por isso resolvemos adotar o nofollow,”
Só de curiosidade, a página rec6.via6.com / blogs.php (sem link pq o rec6 não gosta de links e como eu não posso colocar nofallow…) São sites que usam o rec6, esse tbm não são vistos com bons olhos?
Eu não sei quanto a vocês, mas a partir de hoje, vou colocar rel=”nofallow” nos links do botão do rec6…
Fazer o que? Por isso que Digg é Digg… eles não se preocupam se o cara vai receber um link e vai melhorar o pagerank… eles se preocupam com que tem que se preocupar(em melhorar o sistema a cada dia), podem ver que até links que acabaram de entrar, não usam o nofallow…
12/junho/2007 at 18:18
Na minha opinião deveria ser colocado nofollow só para posts recentes…algo de no máximo um dia… nesse meio tempo o post seria identificado como SPAM ou não, afinal o rec6 tem que olhar pelo lado de quem publica a noticia…eles estão ganhando encima do conteúdo, nada mais justo que dar um backlink, afinal eles ainda não geram um trafégo imenso como o digg por exemplo…
até mais
12/junho/2007 at 20:45
Roberto, colocar o nofollow na home eu acho muito errado, mas colocar nos links indicados não vejo nada demais.
Tanto que foi isso que indiquei e, visitei o Rec6 agora, já foi corrigido.
O caso da Wikipédia é bem diferente, pois todos os artigos publicados são, em teoria, de confiança, mesmo assim eles usam o nofollow.
tiagotb, concordo, pelo que pude ver, já está assim.
Abraços
12/junho/2007 at 20:58
Acho incrivel como a discussao se inicia e resolve rapidamente por aqui
Bruno, ótima idéia citar esse problema do REC6 e Reanto, ótimo vocês terem acatado as sugestões, que foram realmente boas.
O REC6 deu um impulso legal no início (leia-se primeiras semanas) do meu site e só tenho a agradecer.
Não achem que ele está direcionando pouco tráfico, ele está direcionando tráfico de pessoas interessadas em realmente ler a notícia e não somente entrar na página e fechar
12/junho/2007 at 21:10
Pedro, realmente a equipe do Rec6 está de parabéns, resolveram o problema bem rápido.
Eu não sei mais a quantas anda o tráfego enviado pelo mesmo, pois tenho saído pouco por lá, depois que resolvi falar menos sobre tecnologia.
Abraço
12/junho/2007 at 21:21
Li o post e fiquei meio que revoltado com a posição do rec6 utilizando nofollow. Ia deixar um comentário aqui, e então, pude ver que o problema já havia sido corrigido pela equipe do site. Realmente, a velocidade com que o problema foi resolvido é muito boa e isso só me anima a continuar apostando no rec6 para divulgar os posts do meu blog!
12/junho/2007 at 21:33
Até que não são muitos, Bruno, mas os acessos referenciados por lá (pelo menso segundo o Reinvigorate.net) tem uma média de permanência bem superior ao normal do site
12/junho/2007 at 22:54
Eu gosto muito do Rec6 tambem, mas usar nofollow nos links é sakanagem …
Mas pelo que eu vi naum estão com nofollow nos da primeira pagina …
Ex.
CANAL 69 no Ranking de Domínios do Rec6
Sem nofollow …
12/junho/2007 at 22:59
Mandei 2 … nem vi … mals …
13/junho/2007 at 11:48
Andre, é justamente por essas coisas que continuo apostando no Rec6.
Pedro, isso é engraçado, pois seria exatamente o oposto do comportamento dos usuários do Digg.
Igor, já corrigiram, sim.
Apaguei o comentário duplicado.
Abraços
13/junho/2007 at 12:04
Bruno, realmente é o oposto, engraçado como essas coisas funcionam no Brasil.
13/junho/2007 at 15:55
Eh ainda bem neh ?
Melhor assim … kkk
abs …
13/junho/2007 at 17:41
Pedro, tudo aqui é diferente
.
Igor, agora está ótimo.
Abraços
14/junho/2007 at 1:06
Eu continuo usando o Rec6 justamente pela flexibilidade que eles demonstram. Sempre que precisei entrar em contato fui atendido rapidamente e tive um bom feedback sempre que reclamei de algo. Eles perceberam rapidamente que o futuro do site dependia em muito grande parte dos blogs.
14/junho/2007 at 12:28
Noronha, erros, todo mundo vai cometer, mas gosto da vontade deles de tentar acertar.
Isso nem sempre é encontrado por ai.
Abraço
14/junho/2007 at 23:50
Bom, então poderiam começar liberando os links naquela lista Top 2007…
http://diegociconi.com/mendigando-um-link-no-rec6-88/
Será? hehe
15/junho/2007 at 3:46
Ótimo artigo!
Continue assim
Uma opinião diferente das normais..adoro isso
Abcs
15/junho/2007 at 13:22
Mas que bola fora…
nofollow para eles tambem.
15/junho/2007 at 16:24
Diego, eles querem gerar um pouco de links para eles e divulgar o ranking, isso não acho errado.
Cristiano, obrigado.
Maysa, mas eles já acertaram o problema.
Abraços.
24/junho/2007 at 15:17
[...] na primeira página mais vezes. Não estou pegando onda com Bruno, que falou sobre o Rec6 usando nofollow, mas essa mensagem me deixou realmente irritado: “Se seu blog consta nessa lista e você [...]
01/julho/2007 at 6:01
[...] aos links para os blogs inseridos em seu sistema. Após o Bruno Alves ter denunciado isso, removeram dos artigos populares, mas mantiveram aos links novos. Meus amigos da Via6, quem faz o [...]
01/agosto/2007 at 6:45
Estava errado mesmo, mas o importante é acataram a sugestao do Bruno com extrema humildade e rapidamente, isso mostra que é um serviço diferenciado, sempre ouvindo os usuarios.
Nada nasce perfeito, o importante é essa interaçao e constante preocupaçao em melhorar, principalmente na web.
01/agosto/2007 at 15:41
Rodrigo, concordo.
Abraço